Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE NOVA ESTRELA

Histórico

Canhada Grande
Ita
Linha Uniao
Serra Alta
Taquarimbó
1 | 1
Ampliar

Um pouco de sua história. O inicio da colonização de Nova Estrela ocorreu no ano de 1932, com a chegada de oito famílias pioneiras de origem alemã. Eram elas: a família Wallewein, família Hartmann, família de Albino Schneider, família de Jacob Ament, família de Alexandre Stapenhorst, família Rigerts, família de Felipe Horbach e a família de Rudolfo Chimanko.

Estas famílias vieram do Rio Grande do Sul, precisamente do município de Estrela, sendo por isso que a localidade recebeu o nome de Nova Estrela.
Com o passar dos anos, muitas outras famílias também imigraram de municípios do Rio Grande do Sul para Nova Estrela. Entre elas temos as famílias de Adelmo Tischer, Hanz Hermanzer, Reinoldo Krützmann, Valentim Scherer, Sidro Rodrigues da Silva.
Em agosto de 1936 foi fundada a Comunidade Evangélica de Nova Estrela e em outubro aconteceu a inauguração da primeira igreja.
O primeiro culto oficiado em Nova Estrela foi no mês de setembro de 1934 com o pastor Henrique Brakemeier. Os cultos aconteciam a cada três meses. O primeiro batismo oficiado foi o de Seno Chimanko. No dia 15 de março de 1936 aconteceu a primeira confirmação com 10 confirmandos. Os primeiros pastores que prestaram serviço na nova comunidade vinham de Marcelino Ramos ou de Alto Bela Vista.

Fato curioso relatado pela senhora Laura Schnack, é que aconteceu quando os primeiros moradores resolveram construir uma igreja, durante a época da Segunda Guerra Mundial. Quando algumas pessoas estavam trabalhando na limpeza do local onde seria construída a mesma, o Comissário de Polícia acompanhado de seu ajudante se apresentou a eles com a ordem de proibição de construção, com a ameaça de que voltaria no dia seguinte, e se insistissem em continuar seriam presos. Desolados eles abandonaram a obra, mas depois voltaram atrás, e no dia seguinte munidos de suas ferramentas, entre elas facões e foices eles voltaram ao serviço. Dali a pouco dois cavaleiros se aproximaram e deram voz de prisão, no entanto, não foram ouvidos, muito pelo contrário os bravos colonos os enfrentaram e os ameaçaram com suas “armas” e eles bateram em retirada não voltando mais para proibir a construção, e estas famílias conseguiram com isto construir a sua primeira igreja em Nova Estrela.
Durante o transcorrer destes anos mais famílias foram chegando a nova localidade, e no ano de 1939 foi então instalada a Paróquia Evangélica de Nova Estrela. O primeiro pastor foi Henrique Brakemeier.No início esta era a única Paróquia desta micro-região, anos depois emanciparam-se as paróquias de Arabutã e Seara.

Atualmente fazem parte da paróquia as seguintes comunidades: Nova Estrela, Canhada Grande, Serra Alta, Ipumirim, Linha União, Itá e Linha Taquarimbó. Mais quatro Pontos de Pregação: Linha Iracema, Linha Castro Filho, Linha Guaraipo e Linha Pelotas.
Pastores. Durante estes 74 anos de existência 23 pastores e um Professor Catequista em funções pastorais atuaram nesta paróquia.
Não temos a seqüência certa nem o período de atuação de cada um deles, mas segundo apontamentos feitos pela senhora Erna Regina Schnack Krützmann, foram os seguintes: Henrique Brakemeier, Köte, Gelser, Bart, Heinz Holler (Professor Catequista), Oswald Doege, Ezequiel Schacht, Rosemar Allert, Felten, Haan, Siegfrid Kalk, Burger, Werner Dietz, Werner Fuchs, Becker, Benz, Blanck, Hütepol, Remisch, Fraase, Bioncoski, Gilmar Zacomeli, Luiz Adolfo Hegele e atualmente Clari Osvaldo Trage.

Grupos e Trabalhos: Na paróquia hoje existem cinco Grupos da OASE: Nova Estrela, Canhada Grande, Serra Alta, Taquarimbó e Linha União. Um Grupo de Casais Reencontristas, um Grupo de famílias na Linha Rio Engano, Ensino Confirmatório três grupos, Culto Infantil quatro grupos, um grupo de Jovens e um Grupo de Idosos.

Eventos: Nos últimos anos a Paróquia tem sediado alguns eventos a nível de Sínodo, entre os quais citamos: o MUSICANTO, Seminário sobre Agro ecologia, Seminário sobre Gerontologia e o Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A nível paroquial Encontros da OASE e de Crianças.

Agradecemos as senhoras Laura Schnack, Erna Regina Schnack Krützmann e Norma Chimanko pelas informações prestadas.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br