Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Pentecostes

Quem é o Espírito Santo?

29/05/2020

Pentecostes – quem é o Espírito Santo?


Há uma lenda que conta a seguinte história:
Logo após a ascensão de Jesus Cristo os discípulos ficaram atônitos e perplexos com a forma como Jesus se despediu deles e subiu ao céu.
Ainda sem saber o que fazer e no que pensar, ficaram olhando para as nuvens boquiabertos.
Enquanto isso, Jesus Cristo era recebido com festa no céu. Os anjos o acolheram enquanto perguntavam como tudo havia acontecido na terra, sua missão, a escolha dos discípulos, os milagres os ensinos, a crucificação e posterior ressureição. Jesus contava sua história animadamente com o sentimento de missão cumprida. Quando, de repente, o Arcanjo Miguel lhe pergunta:
- Senhor! Como será tudo daqui para frente na terra? Quem vai continuar sua missão?
Jesus responde
- Eu deixei 11 discípulos fiéis e um punhado de homens e mulheres que me seguiram fielmente. Eles vão continuar com a minha missão e pregar o Evangelho em todos os lugares da terra. Eles serão responsáveis por edificar a minha Igreja.
Miguel então pergunta para Jesus:
- Mas Senhor! E se eles falharem? Qual o seu outro plano?
Jesus respondeu
- Eu não tenho outro plano! Só eles!

Que privilégio fantástico! Jesus conta comigo e contigo para a sua missão. Contudo, não estamos sozinhos. Aproximadamente 40 dias após a ascensão de Jesus, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi concedido aos discípulos de modo que eles puderam proclamar a mensagem de Jesus com poder e coragem.
Ainda hoje Jesus conta com cada pessoa batizada para realizar sua missão no mundo.
Contudo, infelizmente há muita confusão e equívocos com relação a pessoa do Espírito Santo.

Na Idade Média era muito comum as pessoas fazerem peregrinações para a Terra Santa a fim de procurar por “relíquias”. Numa destas expedições, um peregrino retornou para seu país satisfeito por ter encontrado quase tudo o que estava procurando. Conseguiu um pedaço da cruz de Jesus, um pedaço do manto de Jesus. Pregos da cruz, entre tantos outros. Apenas uma coisa me faltou, ele disse: Uma pena do Espírito Santo.

Essa história demonstra a compreensão errada e equivocada acerca da pessoa do Espírito Santo.
O Espírito Santo não deve ser confundido com o Espiritismo. Ele tampouco é uma energia cósmica que concede poder aos cristãos. Há “igrejas” que atribuem importância demasiada ao Espírito Santo e o exaltam como personagem principal da Trindade.
Por isso, quem afinal de contas é o Espírito Santo? E o que ele Faz?

1) O Espírito Santo faz parte da Trindade
Assim como Deus (pai e criador), Deus Filho (Jesus Cristo salvador), também o Espírito Santo (santificador e consolador) pertence a Trindade (Mateus 28.19; 2 Coríntios 13.13).

2) O Espírito Santo é eterno
Já no relato Bíblico da criação o Espírito Santo está presente (Gn 1 e 2). Ainda no AT temos a promessa de que um dia Deus derramaria o seu Espírito sobre todos, como no livro do profeta Joel e outros textos (Joel 2.28-29).

3) Foi recebido no Pentecostes
As promessas do Antigo Testamento estão ligadas a obra de salvação em Jesus. Quando João Batista anunciou a vinda do Salvador falou que, diferente dele, Jesus batizaria com o Espírito Santo.
Jesus prometeu que os discípulos receberiam o Espírito Santo (At 1.8).
A promessa finalmente se cumpriu no dia de Pentecoste (At 2).

4) O que o Espírito Santo faz em nós?
• Convence as pessoas do seu pecado, da justiça e do julgamento de Deus – Jo 16.7-8
• Inspira todos aqueles que falam em nome de Deus – 2 Pe 1.20-21
• Marca como propriedade de Deus aqueles que se entregam e recebem o Senhor Jesus em suas vidas – Ef 1.13-14
• Ensina e nos fazer lembrar de tudo o que Jesus disse – Jo 14.26
• Nos guia e garante que somos filhos de Deus – Rm 8.14, 16
• Concede instruções e dirige a Igreja – At 13.2, 4
• Concede dons e capacidades às pessoas para o serviço na Igreja – 1 Co 12.11

Nas palavras do Reformador, Martim Lutero, o Espírito Santo nos ajuda a crer em Jesus.
Creio que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, reúne, ilumina e santifica toda a Igreja na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta Igreja ele perdoa, cada dia e plenamente, todos os pecados a mim e a todas as pessoas que crêem. E, no último dia, ressuscitará a mim e a todos os mortos e dará a vida eterna a mim e a todas as pessoas que crêem em Cristo. Isto é certamente verdade.

O Espírito Santo é a presença de Deus e de Jesus no meio do seu povo. E isso acontece através de um “Espírito” que é totalmente “Santo”. O Espírito Santo é uma outra maneira de Jesus estar no meio do seu povo. O próprio Jesus Cristo disse: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”(João 14.16). A palavra outro quer dizer que é da mesma espécie, é igual. Ainda podemos dizer: o Espírito Santo é exatamente igual a Jesus Cristo.

Que o Espírito Santo também sopre sobre sua Igreja. Trazendo bênçãos e renovação. Alegria e paz.

P. Leandro Daniel Ristow
 


Autor(a): P. Leandro Daniel Ristow
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56918

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br