Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Significado da Logomarca

Sínodo Uruguai

A comunicação é cada vez mais importante em todos os níveis de nossa sociedade. Também para a igreja é fundamental uma boa comunicação. Nossa igreja é conhecida como “a igreja da palavra”. Isso mostra que levamos muito a sério a Palavra de Deus, seja no culto ou na prática diária da fé.
No entanto, Deus nos presenteou com sentidos que vão além do ouvir e falar. Desta forma, também símbolos, cores e figuras comunicam. Sabemos que todo o símbolo traz sua mensagem. Neste sentido achamos que uma marca, um logotipo do Sínodo seria um importante instrumento de identificação e comunicação da mensagem a nível interno e externo da igreja. O assunto foi colocado na 5ª Assembleia Sinodal, realizada no dia 04 de novembro de 2000, na cidade de Palmitos.

Um concurso foi lançado pelo Sínodo para a escolha de uma logomarca. No decorrer de 2001 o assunto foi comunicado nas reuniões, em correspondência, conferência ministeriais e Conselho Sinodal. Entre as várias propostas, surgiram três que foram apresentadas na Assembleia Sinodal realizada no dia 10 de novembro de 2001 no CEFAPP, cidade de Palmitos.

As três propostas foram apresentadas à Assembleia pela autora ou alguém por ela incumbida. Além do desenho também foi avaliada o significado e a explicação da proposta da logo. Após a apresentação das propostas, a 6ª Assembleia Sinodal escolheu, por votação, a atual logo do Sínodo.

Foi escolhida a logomarca que consta em todos os documentos oficiais do Sínodo. Portanto, esta é a logomarca do Sínodo Uruguai desde o dia 10 de novembro de 2001. O autor da atual logo foi o jovem Jorge César Drews. O autor ponderou sobre o significado da logomarca. Lembrou que a água faz referência a localização às margens do Rio Uruguai. A vela do barco expressa o pertencimento confessional à IECLB. A rede de peixes está relacionada com o chamado de Jesus a sermos pescadores e pescadoras de gente (Mt 4.18). O sol, presente na logo, deixa claro que o Sínodo Uruguai, pertencente à IECLB, é iluminado por Deus que joga luz sobre todas as atividades da Igreja nesta área geográfica do Brasil.

Esta logomarca traz consigo muito movimento. A correnteza das águas do Rio Uruguai, o vento que sopra sobre a vela do barco que se encontra com a correnteza das águas, o movimento de lançar as redes e a ação constante do sol que aquece e ilumina nos compromete com o cuidado das pessoas que Deus coloca no barco - Igreja. A IECLB tem um compromisso com as pessoas, a vida humana, a promoção da justiça e da dignidade para com a criação de Deus. O Sínodo Uruguai está em constante movimento. IECLB como igreja sinodal está à caminho, uma caminhada conjunta. Com um dos olhos lemos a Bíblia e com o outro observamos a realidade na qual vivemos. Esta realidade em que somos chamados a tornar a fé cristã visível por meio de gestos e atitudes bem práticas. Cremos que a verdade bíblica deve definir os passos da caminhada e o caminho que trilhamos. Jesus Cristo aponta para o fundamento sobre o qual a vida humana deve acontecer: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jo 10.10

Pastor Jair Luiz Holzschuh - Pastor Sinodal


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br