Capela de Cristo - Vila Campo Grande - São Paulo

capeladecristo@luteranos.com.br

Relatórios da Assembleia Geral Ordinária de 06/03/2016

Relatório da Presidente

Prezados membros da nossa Paróquia Vila Campo Grande!

Assumi a Presidência da Paróquia há um ano, e procuramos em conjunto pensar em melhorias para a nossa Capela de Cristo, tanto nos aspectos humanos quanto no aspecto físico.
Buscamos a regularidade das reuniões e a produtividade das mesmas, para discutirmos assuntos de interesse para o andamento das ações.
Um dos enfoques humanos têm sido estimular a participação de mais pessoas nos eventos e festas, de forma organizada, para que mais pessoas sintam-se agregadas ao grupo. Isso tem funcionado bem.
No cuidado com o espaço da capela, além da manutenção básica não tem sido possível fazer muitas melhorias, em função da falta de recursos .Aqui faz-se necessário lembrar que firmamos a Parceria com a Paróquia de Santos, que está completando um ano, e uma das finalidades era dividir os custos do pastorado, diminuindo as despesas de nossa comunidade. A parceria tem dado certo até o momento, e estamos conseguindo desenvolver todas as atividades como antes, com pequenas adequações no calendário.
Uma grande conquista, a meu ver, foi o início dos trabalhos do brechó, para o qual foram necessárias algumas obras e reparos, mas agora as doações estão organizadas e para venda em horários determinados.
Outra grande conquista, que só foi possível com o grande empenho do grupo de mulheres, foi o crescimento do Grupo das Curiosas, que tem agregado pessoas em torno de um objetivo comum. O trabalho desse grupo fortaleceu a equipe da OASE e o grupo da terceira idade, trazendo ainda outros integrantes que não participavam de nenhum grupo. Na minha avaliação foi, portanto, uma ação de sucesso de nossa comunidade tanto no aspecto humano quanto no financeiro pois, além do resgate da participação das pessoas, este grupo tem conseguido significativos resultados financeiros .
Agradeço a colaboração de todos que têm colaborado nos trabalhos para que a Capela de Cristo continue sendo esse espaço tão importante para todos nós. Sem a participação de todos esse trabalho seria impossível de ser realizado. Mas, o mais importante é que só somos comunidade quando nossos esforços caminham na mesma direção.
Fraterno abraço

Karin Seehagen Palange

Relatório Pastoral
1. Cultos:
Frequência Cultos: 1179 pessoas em 56 cultos = média 21 pessoas
(2014: 1461 pessoas em 59 cultos = média 25 pessoas)
(2013: 1626 pessoas em 60 cultos = média 27 pessoas)
Cultos celebrados pelo Pastor Guilherme em 2015: 110
Tríduo Pascal: 106 Festa Anual: 59 Feijoada: 69 Natal: 28
(2014: 94 (2014: 68) (2014: 56) (2014: 30)
(2013: 110) (2013: 55) (2013: 61) (2013: 35)

Cultos especiais:
08/02: Culto de Lançamento do Tema Anual
09/03: Dia Mundial de Oração
02-5/04: Tríduo Pascal
24/05: Culto no dia da Festa Anual
14/06: Culto Com Coral na Paróquia de Santos
16/08: Culto no dia da Feijoada
04/10: Culto de Ação de Graças e 60 anos da OASE
09/11: Culto de Apresentação dos Confirmandos
08/11: Culto Ecumênico na Festa das Nações
22/11: Culto no Domingo da Eternidade
12/12: Celebração de Advento
24/12: Culto de Natal

Os cultos continuam sendo o evento central da comunidade. A participação média teve alguma queda. Tenha talvez a ver com a alternância entre cultos de manhã e de noite. O culto vespertino continua com uma frequência um pouco menor. Também não tivemos confirmandos em 2015, o que deve ser cada vez mais comum no futuro.
No todo acredito que a mudança nos horários foi bem absorvida pela comunidade e já podemos perceber que há um leve crescimento neste ano de 2016. Continuamos com uma inserção leiga expressiva nos cultos pelo serviço eclesiástico que tem sido uma constante muito confiável aos domingos. Chama atenção a frequência estável em dias especiais.
O mesmo pode ser dizer da música conduzida por Ingrid Mehlich que se doa muito acima do devido ao seu ministério no piano e na regência do Coral. Agradecemos a Célio Silva que oficiou 8 cultos ao longo do ano, e a Cida Almeida, Paulo Sérgio Santos, Olga Suiter e ao Pastor Hermann Wille que dirigiram um culto cada, suprindo a ausência do Pastor nestes domingos.

2. Ofícios:
Batismos: 0 Confirmações: 0 Benção Matrimonial: 0
(2014: 1) (2014:3) (2014: 0)
(2013: 2) (2013: 9) (2013: 0)

Sepultamentos: 0
(2014: 7)
(2013: 5)

4. Eventos e passeios:
Noite Musical 28/03
Festa Anual 24/05
Festa da Feijoada 16/08
Noite Musical 26/09
Festa da Nações (em conjunto com o Centro Social) 08/11

O ano de 2015 representou uma evolução da equipe para as festas e eventos. É impressionante a coesão, alegria e harmonia com um claro enfoque na vontade de servir. É um caminho ótimo, mas não podemos parar no esforço de melhorar cada vez mais.
A Festa Anual sofreu um impacto de um evento grande em St. Amaro no mesmo dia. Fico claro que precisamos melhorar a articulação com a paróquia vizinha sobre a agenda de eventos o que entrementes já aconteceu para 2016.

6. Publicações:
Alguém ainda lembra como era sem presença constante da comunidade na Internet? Mesmo que nem sempre temos a certeza do resultado direto na participação nos cultos e outras programações, temos certeza que as publicações na mídia digital asseguram a presença da comunidade entre seus membros e amigos dispersos. Quem sabe, o resultado razoável nas contribuições é um reflexo disso.

5. Destaque: “As curiosas”
Todos são importantes na comunidade, mas quero me arriscar de dizer que o destaque do ano ficou com “As Curiosas”, que sem personalismos mobilizou muitas mulheres para além dos grupos existentes.

6. Pastor de meio período:
Foi o primeiro ano completo com o pastorado oficialmente de meio período. Ainda estou vivo e com saúde. Isto é motivo de gratidão. As atividades se mantiveram de pé sem grandes alterações. Sem a colaboração de leigos e da Lilian na secretaria isto não teria sido possível. Neste sentido a ausência parcial do Pastor teve até um efeito positivo.
Ao mesmo existe uma falta de agenda para visitas e tarefas especiais. Aconteceram visitas, sim, mas não com a frequência e prontidão desejada. AS vezes faltam também informações em tampo hábil. Encorajo a todos a não hesitarem de me informar de alguma demanda pastoral!
Com o fim do projeto missionário em 2015, temos agora uma perspectiva viável nos termos de sustentação do pastorado. Isto era simplesmente indispensável. Está nas mãos da comunidade até onde chegamos com os nossos esforços.
P. Wilhelm Nordmann

Relatório Grupo de OASE
Em 2015 nosso grupo se reuniu sistematicamente a cada 15 dias, na primeira e terceira quinta-feira do mês. Os encontros são permeados de um texto para reflexão, que possibilita pensarmos e repensarmos a nossa Fé. Temos também o nosso saboroso café, onde compartilhamos nossas habilidades culinárias, e conversamos muito sobre nossas vidas.
Além disso as mulheres estão presente em todas as atividades da Paróquia, dando o seu melhor seja nos cultos ou nas festas, onde literalmente põem a mão na massa. O Grupo de OASE também está mesclado ao grupo das Curiosas, fazendo geleias e ou artesanato.
Assim manifestamos nossa Fé e nossa Comunhão com Deus e com o nosso próximo.
No ano que passou tivemos a saída da Gisela Jane, que se mudou para o Parana. Queremos aqui destacar a participação que ela teve durante anos no nosso Grupo, bem como na Paróquia, com uma liderança forte e muito carinho para todos. Nosso muito obrigado a ela pela convivência de todos esses anos.
Olga Suiter

Relatório do grupo das “Curiosas”
O ano de 2015 foi muito gratificante para a comunidade da Capela Vila Campo Grande, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.
Todos estão de parabéns, mas quero destacar e agradecer o trabalho que o grupo das curiosas fez e vem fazendo.
O grupo envolveu e envolve muitas mulheres da nossa comunidade, cada uma ajudando como pode, às vezes doando material, outras vezes doando mão de obra e quase sempre comprando os nossos próprios produtos, afinal quem resiste ao sabor das nossa maravilhosas geleias?
Durante todo o ano produzimos geleias, artesanato, bolachas e até sobrou tempo para encontros com café e bolo.
Outro grande destaque é o Bazar da Capela (venda de roupas, sapatos etc), aberto oficialmente 01/10/2015, que está funcionando a todo vapor e até promoveu alguns desfiles de moda, nos quais descobrimos que tanto as mulheres e como os homens da nossa comunidade são bastante desinibidos quando chamados para desfilarem com nossos modelitos.
O resultado financeiro de toda as vendas das curiosa e do Bazar (roupas/sapatos etc) somou o montante de 3.237,00 Reais. PARABÉNS
Todas estão convidadas para continuarmos juntas em 2016 !

Um grande abraço das Curiosas

Relatório Coral da Capela de Cristo
Em todos os anos, o Coral da Capela de Cristo tem novos desafios, em 2015 não foi diferente. O coral preparou várias peças com nível técnico elevado, que exigiu a dedicação de todos, mas o resultado desse trabalho foi recompensador.
O primeiro desafio foi o repertório para o Culto de Páscoa, que contou até com ensaios extras durante a semana, mas todos que assistiram ficaram emocionados. Entre às apresentações do primeiro semestre, destacamos a Noite Musical, Culto de Páscoa, Culto da Festa Anual e não podemos deixar de mencionar a visita do Coral a Paróquia de Santos.
O Coral também sofreu algumas mudanças, perdemos temporariamente uma cantora muito importante, com isso foi necessário reestruturar os naipes, alguns coralistas mudaram de voz, isso foi mundo bom para o coral, mas também proporcionou novos desafios musicais para quem mudou de naipe, trazendo benefícios individuais que naturalmente refletiram na qualidade musical do grupo.
Iniciamos o segundo semestre participando da Noite Musical na Comunidade Luterana de Diadema, logo depois, tivemos nossa noite musical, que contou com momentos emocionantes, a interpretação da obra Agnus Dei de John Leavitt, foi elogiada por todos. O coral também marcou presença no Culto da Feijoada, Festa das Nações, Dia da Igreja (Paróquia Centro de São Paulo) e encerrou suas apresentações com um lindo repertório natalino na Festa de Advento.
Ingrid Mehlich - Regente

Relatório do Centro Social e Educacional Sal da Terra
Fatos relevantes em 2015:
2015 foi um ano de transição e mudança no Centro Social. A crescente dificuldade de preencher a coordenação de forma adequada indicou o caminho para buscarmos coordenações pontuais, mas qualificadas a frente das áreas de trabalho.
Como primeiro passo nesta direção Marli Stornioli assumiu em Abril a coordenação dos cursos de línguas. Iniciamos uma renovação da equipe altamente necessária após vários anos sem coordenação pedagógica especializada. Em 2016 esta renovação está finalizando e vemos primeiros resultados.
O grupo Harmonia de 3ª-Idade encontrou-se regularmente todas sexta-feira durante o ano inteiro, e está sendo coordenado por Márcia Placoná. O curso de preparação para aprendizes PTE consolidou-se no ano de 2015 com Denise Medeiros na frente, formando uma turma em cada semestre. A relação com a Fundação Heydenreich que patrocina o curso, está muito boa e sólida.
A Festa das Nações realizada em 06/11/2015 destacou-se por envolver mais da metade dos alunos do Sal da Terra.
A Oficina de Paramentos ampliou seu trabalho em 2015. Para além da excelente atuação de sua coordenadora Lilian Beatriz Becker, foram executadas ações que contribuíram para esta mudança. No 2º semestre foi montado a página própria da Oficina no Portal Luteranos. E paralelamente houve início de outubro uma divulgação da Oficina pela Presidência da IECLB via Mala direta por e-Mail.
Houve uma retomada do contato com a fundadora da Oficina, Karin Rosenbaum, que já trouxe encomendas significativas e promete para o futuro, somando a parceria de muitos anos com a comunidade de Salzgitter. Com isto o volume de vendas dobrou em 2015 comparado com 2014. O volume de encomendas mais que dobrou ao ponto que neste 1º semestre de 2016 tem um trabalho intenso para dar conta das muitas encomendas.
Estamos diante de outra campanha de divulgação da oficina pela IECLB, e internamente fazendo um levantamento de todos os dados da Oficina para dar sustentação ao crescimento. Atualmente a Oficina conta com 5 bordadeiras, uma costureira e a coordenadora. Os contatos com clientes e parceiros na Alemanha está a cargo do Pastor.
Vão aqui alguns números:
Foram produzidos e entregues em 2015:
32 Paramentos (2014: 19)
3 Talares (2014: 0)
2 Estolas (2014: 0)
4 Peitilhos (2014: 2)
41 peças (2014: 21)

Em resumo podemos afirmar que o Centro Social e Educacional Sal da Terra sai mais forte do ano de 2015 do que entrou. Isto foi possível graças a equipe comprometida e coesa apoiada por membros engajados da Diretoria com Helena Ahrens na frente, e Voluntários.
Neste ano de 2016 completamos 20 anos com Curso de Idioma no Sal da Terra. Foram anos de altos e baixos formando um grande número de alunos. Compreendemos o atual momento com otimismo, mesmo diante da crise em curso, e crescemos de fato neste início de 2016 com quatro novas turmas de inglês com um total de 30 novos alunos. Somos otimistas de saldar este déficit aos poucos.
Mesmo assim há um consenso na Diretoria do Sal da Terra de iniciarmos uma reflexão ampla sobre o rumo futuro do Centro Social que é uma obra da nossa comunidade. Portanto confiamos em Deus que pode até tardar mas não há de falhar.
Wilhelm Nordmann

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.