Cosmópolis se prepara para o 6º ano do CULTO DE TOMÉ

A iniciativa foi da Pastora Eliana Weber em 2014 tendo continuidade até hoje

20/07/2019

Em sequencia ao trabalho ministerial de sua antecessora na Paróquia, agora pelo terceiro ano consecutivo P. Evandro compartilha convite e liturgia a ser exececutada amanhã como participação musical do Coral Castelo Forte sob a regência de Robson Cavalcante:

COMUNIDADE EV. CONFISSÃO LUTERANA EM COSMÓPOLIS
CULTO DE TOMÉ - 20.07.18
LITURGIA COMPLETA
AMBIENTE: preparar todas as estações antecipadamente. música de fundo com CD e pouca luz.
Quando for 19:30 e todas as pessoas estiverem dentro da igreja em silêncio bate o sino e pastor entra com uma vela acesa e ascende velas do altar e círio (e nas estações com ajuda de outras pessoas do coral)

HINO INICIAL: Coral DEUS É A PAZ

ACOLHIDA
“Cheguem perto de Deus e Ele chegará perto de vocês” (Tg 4. 8a).

Com estas palavras acolhemos vocês. Sintam-se bem-vindos e bem-vindas para essa celebração realizada em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Hoje celebramos o Culto de Tomé. Esta celebração é assim chamada porque Tomé era um discípulo que teve dúvida acerca da ressurreição de Jesus e precisava mais do que palavras para crer. Nós, muitas vezes, também necessitamos mais do que palavras para acreditar. Por isso, chegamos diante de Deus esperando que Ele ilumine nosso viver com símbolos, palavra e com a força do Santo Espírito.

O Culto de TOMÉ surgiu na Finlândia no outono de 1987 e chegou ao Brasil 10 anos depois, em 1997, a partir de um intercâmbio realizado entre a IECLB e a Igreja da Noruega. No Brasil, a primeira celebração do Culto de Tomé foi realizada na cidade de Rodeio 12/SC, durante a 69ª Semana da Criatividade, desenvolvida pelo Departamento de Catequese da IECLB.
Ao longo destes 20 anos, o Culto de TOMÉ vem sendo estudado e implementado em algumas comunidades de nossa Igreja. Aqui na Comunidade de Cosmópolis sua prática começou com o Ministério da Pastora Elina Weber em 2014 (portanto há 6 anos)

Este Culto nos convida a refletir, a orar, a interceder tanto a cada um e cada uma de nós, como também aos que ao nosso lado estão, bem como ao mundo que clama e pede por socorro. O Culto de TOMÉ nos convida a passarmos por estações, sentirmos sensações, a olharmos, a orarmos. Somos convidados e convidadas a tocar, a sentir, a olhar, a refletir. Ao longo da celebração, há tempo para o silêncio, para ouvir o íntimo, para perceber a presença de Deus, para questionarmos sobre nossas dúvidas e as incertezas. Há tempo para os pensamentos e, também, para os sentimentos. Há tempo para escrevermos orações, intercessões. Há tempo para orar, seja por si mesmo, por alguém, por uma causa específica, ou pelo mundo. Há tempo para um diálogo pessoal, para receber uma bênção especial, para acender velas e tempo para unção.
Nesta celebração teremos momentos especiais para participarmos de diversas dinâmicas de confissão de pecados, reflexões, orações. Cada momento da celebração será explicado quando acontecer, para o melhor envolvimento comunitário.

Agora, vamos ouvir mais um hino do coral exaltando esse Deus presente aqui.


HINO CORAL – GRANDE ARTISTA
(coral senta após apresentação)
ORAÇÃO
Oração de Tercio Sarli
Modera-me, Senhor. Afrouxa o palpitar do meu coração. Firma-me o acelerado passo. Dá-me, entre a confusão do meu dia a serenidade dos montes eternos. Faz cessar as tensões de meus nervos e músculos. Ensina-me a arte de tirar férias de minutos, no contemplar uma flor, no acariciar uma criança, no ler algumas páginas de um bom livro. Permite-me olhar acima, aos ramos das árvores altaneiras, e saber que elas crescem tanto e tão robustas porque crescem devagar e bem. Modera-me, Senhor, e inspira-me a deitar fundo as raízes no solo dos perduráveis valores da vida. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
Hino 561
SENHOR QUE A TUA PALAVRA TRANSFORME A NOSSA VIDA
QUEREMOS CAMINHAR COM RETIDÃO NA TUA LUZ

LEITURA BÍBLICA: Gênesis 18.1-10a
Hino 561
SENHOR QUE A TUA PALAVRA TRANSFORME A NOSSA VIDA
QUEREMOS CAMINHAR COM RETIDÃO NA TUA LUZ
LEITURA BÍBLICA: Colossenses 1.15-20
Hino 561
SENHOR QUE A TUA PALAVRA TRANSFORME A NOSSA VIDA
QUEREMOS CAMINHAR COM RETIDÃO NA TUA LUZ
Aleluia: (pelo coral dos bancos mesmo cf. hino A VITÓRIA DE JESUS)
Leitura do Evangelho: Lucas 10.38-43

BREVE REFLEXÃO
CONFISSÃO DE FÉ: Credo Apostólico

CONVITE ÀS ESTAÇÕES Vivemos todos carregando aflições, sofrimentos, inquietações, desespero. E no ritmo acelerado em que vivemos, muitas vezes não dedicamos o tempo necessário para trabalhar em nós estas questões. Hoje, nesse CULTO faremos como Jesus, que muitas vezes se retirava para orar e estar na presença de Deus para renovar suas forças. Vamos agora tomar um tempo, sem pressa para silenciar, falar com Deus e deixar Deus falar conosco.
Teremos agora tempo para o silêncio, para os pensamentos e também para os sentimentos. Há tempo para escrevermos orações e intercessões, tempo para orar por si mesmo, por alguém, por uma causa específica e pelo mundo. Há tempo para um diálogo pessoal, para receber uma bênção especial, para acender velas, tempo para unção e para gratidão.
Para isso temos 7 estações, lugares diferentes e cada qual terá agora a liberdade de dirigir-se a elas e vivenciar 7 diferentes experiências em pequenos e singelos momentos. Que serão agora explicados e identificados.

L1.(da estação) A Estação das Intercessões – Aqui há uma mesa, com canetas e folhas. Escreva no papel sua oração por você ou por alguém. Depois dobre o papel e coloque-o no cesto, sobre a mesa. As orações não serão lidas, mas sim levadas a Deus, que tudo sabe. Você vai dobrá-las, fechá-las. Depois elas serão dedicadas na oração final, e queimadas ao final do culto.
Material
mesa grande (com toalha)
cadeiras em volta
canetas
¼ de A4 por pessoa
1 cesto
1 vela grande
1 cruz

L2. (da estação)A Estação da Oração pelo Mundo Aqui temos o mapa do mundo/globo, e imagens de alguns sofrimentos que há no mundo. Aqui podemos acender uma vela e orar pelo mundo em geral: pela fome, pelas guerras e outras situações de sofrimento.
Material
1 mapa do mundo ou globo
imagens de sofrimento dispostas em uma parede
1 vela por pessoa
1 vela grande
1 cruz
Vasilhas com areia para colocar as velas acesas
mesa para colocar as velas e vasilhas

L3. (do altar)A Estação da confissão de pecados Nesta estação temos pedras e velas. A pedra simboliza as nossas dificuldades, nossas preocupações, nossos fardos. Simboliza também o que nos faz tropeçar e prejudicar nosso caminhar com Cristo, o que nos impede a passagem, aquilo que fecha o caminho, nossos pecados e culpas que carregamos. Cada pessoa virá aqui e recolherá algumas pedras de acordo com os pesos que está carregando. Essas pedras serão levadas até o altar, pois é aos cuidados de Deus que queremos deixar o que nos pesa e preocupa e atrapalha nossa caminhada.
Ao mesmo tempo que pegarmos algumas pedras, vamos pegar uma vela e acendê-la, lembrando que Jesus Cristo é a luz do mundo. E que Ele quer ser a luz para iluminar nosso caminho. Com este pensamento, cada pessoa faz a sua oração pessoal, deposita a pedra junto ao altar. Confessa seus pecados e acende uma vela pedindo para que Deus ilumine sua vida.
Material
1 tapete (colchonete) com bastante pedras (tapete que estava na entrada no corredor da igreja)
1 vela por pessoa

L4.(da estação)A Estação Intercessão Pessoal: Aqui está o GENO FLEXÓRIO em frente a cruz. Você se ajoelhará em frente a cruz, expondo À Deus brevemente o seu pedido de intercessão.
Material
Genoflexório
um banco para aguardar sua vez
cruz

L5.(da estação) A Estação da gratidão: Neste espaço vocês terão flores e algumas figuras que nos lembram alguns motivos de gratidão, muitos outros devem haver no coração de vocês. Por isso coloquem uma flor no cesto e agradeçam a Deus por tudo que Deus tem feito por vocês, digam obrigado ao Senhor, pela vida, pelo alimento, pelos amigos, pelo grande amor de Deus por nós.
Material
1 flor por pessoa
vaso de flor com água
imagens de gratidão
1 vela grande
1 cruz

L6. (da estação)Estação da Oferta –
O apóstolo Paulo nos lembra: “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” II Co 9.7 Nesta estação vocês poderão realizar sua oferta que é destinada pela Comunidade à Juventude. Também será o momento de você, como membro da Comunidade, consagrar sua oferta mensal pelo envelope.
Material:
1 cesto para os envelopes
1 recipiente para a oferta em dinheiro
uma vela
uma cruz

L7.(da estação ao lado do altar) A Estação da unção: No batismo Deus disse Sim e Deus continua nos dizendo Sim. Como é bom saber e vivenciar este Sim, pois geralmente ouvimos Não no dia-a-dia.
A unção com óleo lembra que sobre a nossa vida está o grande Sim de Deus.
Cada pessoa poderá se dirigir até aqui e receberá óleo na testa e ouvirá as palavras: Receba este óleo como sinal do grande amor de Deus que se renova hoje em tua vida.
Material – óleo para unção
Assim convidamos vocês agora a levantar e ir a qualquer uma das estações. Todos são livres, ninguém é obrigado a ir. Se preferirem podem ficar em seus lugares em silêncio, meditando e orando. Não há uma ordem específica para a visita às Estações. Nos distribuímos livremente. Fazendo isso em silêncio.
Venham, sintam-se à vontade para participar deste momento celebrativo e sintam o alívio oferecido pelo nosso Deus, concretizado em Jesus Cristo, seu Filho Amado, nosso Senhor e Salvador.
Jesus diz: “vinde a mim, todos e todas vocês que estão cansados e cansadas, sobrecarregados e sobrecarregadas que eu vos aliviarei”
(Comunidade visita as diferentes estações)
Enquanto isso Pastor Evandro cantará hinos de que fazem referência à obra de Deus na Cruz) - a comunidade visita as estações

HINO ‘Pai Nosso” oelo coral CASTELO FORTE

ORAÇÃO DE ENVIO
Em tuas mãos deixo meus inquietos pensamentos e meus confusos sentimentos. Deixo minha vida e em teu colo deito minha cabeça cansada. A ti Senhor entrego os frutos do meu trabalho, o que deu certo e também o que não deu tão certo. Deito em teu colo minhas preocupações e minhas esperanças. Obrigado por este encontro contigo. Em tuas mãos coloco minhas alegrias e minhas tristezas. Os meus amigos e também meus inimigos. Em tuas mãos coloco minha vida. Protegida por tuas mãos, agora vou para minha casa. Amém.

BÊNÇÃO

PROCISSÃO DE SAÍDA
(PARA QUEM QUISER ACOMPANHAR NA PRAÇA EM FRENTE A PORTA DA IGREJA HAVERÁ A QUEIMA SILENCIOSA DAS FOLHAS COM ORAÇÕES

HINO: 463 Caminhamos pela luz de Deus
TODOS DEVEM SE RETIRAR SILENCIOSAMENTE AOS SEUS LARES NÃO HAVENDO DESPEDIDAS À PORTA DA IGREJA COM O INTUITO DE CADA UM CONTINUAR SUA REFLEXÃO E COMUNHÃO COM DEUS.


Elaborada pelo P. Evandro Meurer
Com base na Liturgia realizada em 2018 



Horário: 20:00 - 21:30
Local: igreja - Cosmópolis/SP



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cosmópolis (SP)
Promotor: P.Evandro Meurer
ID: 52608
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br