Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 791

Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Porto Alegre / RS - 05:33

Atualidade - Notícia

2º Encontro de Ministras da IECLB

   No dia 17 de novembro de 2015, às 14h, teve início o 2º Encontro de Ministras da IECLB, realizado em Florianópolis/SC, sob o tema De Eva à Maria: a construção do feminino.

   Na saudação, as Ministras foram desafiadas a se integrar na caminhada iniciada por Eva e Maria, recordando as suas histórias de vida, as suas lutas e os seus desafios – em palavras e com lenços coloridos, que foram pendurados na árvore do jardim especialmente preparado para a ocasião.

   Na bagagem, cada participante levou sementes, folhas e tecidos e, organizadas em grupos, montaram símbolos que expressaram a caminhada de vida pessoal e ministerial. Todos esses momentos ocorreram embalados por muitas canções.

   O P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação, da Secretaria Geral da IECLB, levou a saudação do Pastor Presidente da Igreja, P. Dr. Nestor Friedrich, e desejou um abençoado encontro.

   A abordagem do tema foi conduzida pela Professora Pa. Dra. Ivone Richter Reimer, à luz do texto de Gênesis 1.26 a 4.1. A Pa. Ivone, a partir do estudo exegético, apresentou uma nova forma de interpretar os textos e apontou desafios para uma releitura e para a reconstrução do feminino nos relatos da Criação.

   A celebração do Ágape marcou o final do primeiro dia. A pergunta Com quem estamos conversando/seguindo pelo caminho? proporcionou momentos de comunhão e de construção de confiança entre as participantes.

   No segundo dia, as Ministras foram convidadas a olhar para aquela colega que a marcou e a inspirou no Ministério. Na ocasião, foi encenada a visitação de Maria a Isabel.

   A Pa. Silvia Genz, 1ª Vice-Presidente da IECLB, saudou as participantes, desejando forças e coragem para seguir testemunhando o Evangelho, enfrentando todos os males.

   O dia também foi de partilha de experiências sob a pergunta motivadora: O que estamos conversando pelo caminho?, sob duas perspectivas: o que aconteceu desde o primeiro encontro de Ministras até agora e as propostas para as comemorações dos 500 anos da Reforma, especialmente para 2017.

   No terceiro e último dia do Encontro, 19 de novembro, as Ministras conversaram sobre a possibilidade de um novo Encontro, em 2018. Para tanto, foi eleita uma Comissão, formada por Pa. Ana Isa dos Reis, Diác. Ângela Lenke, Pa. Regene Lamb e Cat. Rosilene Schulz, que, junto à Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias, da Secretaria da Ação Comunitária, da Secretaria Geral da IECLB, planejará o evento.

   No encerramento, as Ministras foram desafiadas a reafirmar, em todos os lugares onde estiverem, a igualdade na diferença. A partir da narrativa bíblica e da história de cada uma e de todas, foram estimuladas a não entrar na ‘trama’ da hostilidade, mas juntar forças e dons em torno do que une.

   Na celebração, em um gesto simbólico, velas foram acesas e dispostas em formato de cruz, em memória de crianças, jovens, pessoas adultas e pessoas idosas de todas as partes do mundo, pelas quais todas oraram. Os hinos continuaram sendo embalados pelas Musicistas Cladis Steuernagel e Henriett e Hillbrecht.

   Os lenços colocados na árvore do jardim foram retirados e as palavras nele escritas foram pronunciadas no grande círculo formado no pátio da casa: O que as Ministras levaram de Eva e de Maria para o seu Ministério.

   Muitos abraços e bênçãos encerraram este 2º Encontro de Ministras da IECLB.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br