Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 18:42

Batismo

Rede de Comércio justo e solidário

Ao adquirir produtos da Rede de Comércio Justo e Solidário, a pessoa que consome está apoiando o trabalho de grupos e associações formadas especialmente por mulheres, que constroem a sua autonomia, sustentam as suas famílias e movimentam a economia das comunidades locais.

A Rede de Comércio Justo e Solidário, criada em 2012, propõe outra forma de pensar o consumo, a partir de um compromisso social e ambiental. Desde a sua criação, em 2000, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) apoia, via Programa de Pequenos Projetos, iniciativas comunitárias de trabalho e renda de grupos de economia solidária. Uma das maiores dificuldades identificadas pelos grupos é a comercialização.

Assim, surgiram o sonho e a ideia: aproximar, de um lado, empreendimentos da Economia Solidária, parceiros da Fundação Luterana de Diaconia e, de outro, pessoas e comunidades que, por meio da compra de produtos, estarão exercendo a solidariedade.

Processos de formação em gestão democrática com justiça de gênero visam a fortalecer os empreendimentos econômicos solidários. A FLD e a Rede oferecem processos educativos de sensibilização para o consumo sustentável.

A Rede de Comércio Justo e Solidário já esteve presente, por meio de oficinas e feiras, em vários eventos no âmbito da IECLB, como acampamentos da Juventude Evangélica, eventos em escolas e Dias da Igreja de diversos Sínodos.

A participação na Rede de Comércio Justo e Solidário é uma forma de viver o Batismo em nosso dia a dia, fortalecendo a solidariedade e a diaconia transformadora.

O Batismo é vida nova, é transformação pela fé, é testemunho do amor de Deus, que nos chama a frutificar o seu amor em todos os lugares.

O consumo responsável é também uma forma de vivermos o Batismo como uma ação concreta de transformação, optando por uma economia solidária, que dá frutos de comunhão, dignidade e superação de desigualdades.

A prática do consumo responsável, priorizando a compra de produtos e serviços de grupos de economia solidária e agricultura familiar ecológica, é um ato diaconal transformador e de amor pela Criação de Deus. A prática do consumo responsável é um verdadeiro testemunho do nosso Batismo!

Angelique van Zeeland | Assessora Programática da Fundação Luterana de Diaconia

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br