Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 03:58

Batismo

Pastoral Escolar (Desenvolvimento, descobertas e transformações)

A escola é o lugar, por excelência, de troca, ensino/aprendizagem, tomar uma pessoa pela mão e auxiliá-la a descobrir, nela, a vontade de saber mais, descobrir coisas novas e vislumbrar novos horizontes.

Em Atos 8.26ss, é relatado o Batismo de uma pessoa da Etiópia. Filipe se aproximou da carruagem desse africano, que estava lendo o livro de Isaías. O diálogo entre os dois é muito rico. Filipe perguntou: ‘O senhor entende o que está lendo?’ Ele respondeu: ‘Como poderei entender, se ninguém me explicar?’. Na sequência, Filipe é convidado a entrar na carruagem e começou a explicar as Escrituras. A carruagem transformou-se em uma escola: lugar de troca, descobertas, ensino/aprendizagem.

Nesse local de ensino/aprendizagem, se pode perguntar, ouvir respostas, fazer contrapontos, discorrer sobre a vida, formar e mudar opiniões próprias. É nesse processo de convívio que acontecem o crescimento, o respeito pelas diferenças, a refl exão que amadurece e que traz consequências para a vida e para o mundo. O ser humano ama na medida em que busca comunicar-se, integrar-se e interagir. O amor é a base sobre a qual se constroem os vínculos afetivos.

Compreendo o Batismo como o rito de iniciação cristã, que traz consigo o compromisso com o ensino em qualquer situação ou circunstância. É rito de passagem: da velha para a nova criatura. Na vida, passamos por muitos momentos significativos, mas nenhum outro rito significa, se sobrepõe ou substitui o Batismo, que é Sacramento. Nele, celebramos o agir de Deus, que, pela sua graça, nos acolhe como suas filhas e seus filhos, nos concede perdão, salvação e vida nova e eterna.

A escola é um ambiente propício para ritos, muitos deles conscientes, mas a maioria acontece automaticamente no processo de crescimento. A idade escolar é um tempo de muitas dúvidas e descobertas, incertezas e afirmações, relações e quebras. São pessoas que trazem a marca da diversidade, dos jeitos diferentes de ver e viver a espiritualidade, mas que têm sede de aceitação e necessidade de compreender as agruras da vida.

Viver o Batismo no contexto escolar é colocar-se ao lado das pessoas dessa Comunidade, auxiliar a fazer leituras adequadas para o momento, conscientizar para a justiça social e ajudar a compreender o compromisso com a vida. Trabalhar em contexto escolar auxilia a perceber melhor o desenvolvimento, as descobertas e as transformações da vida. O ser humano, em qualquer idade, precisa lidar com a fragilidade e a brevidade da vida. Dali nasce a necessidade de ritualizar momentos importantes. É parte do processo espiritual humano, inerente à vida. Isso é viver o Batismo!

P. Eloir Weber | Pastoral Escolar do Colégio Sinodal São Leopoldo e Portão/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br