Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 839

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 22:17

Batismo

Um jeito especial de viver a graça do Batismo

A graça recebida no Batismo nos torna livres para amar sem medida. No Batismo, Deus declara o grande amor que tem pelas pessoas. Amor inclusivo e solidário, que nos é concedido de forma gratuita e nos torna livres para viver relações de cuidado, que conferem a todas as criaturas uma dignidade que não pode nem deve lhes ser tirada por nenhuma ação humana: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou (Gl 5.1a).

A Juventude Evangélica vive a liberdade do Batismo quando, nas suas relações, busca e luta constantemente pela igualdade e justiça de gênero. Muito mais que refletir sobre o assunto, pessoas jovens procuram, no dia a dia e nos seus grupos, viver relações de igualdade, pois entendem que, estabelecendo relações justas e de equidade, estarão vivendo de maneira concreta a graça do Batismo.

A Juventude Evangélica vive o seu Batismo quando se envolve na luta pela construção de uma cultura de paz. Em vários Sínodos e grupos, pessoas jovens têm desenvolvido ações diaconais, vivendo, assim, em iniciativas solidárias, o amor de Jesus Cristo no contexto em que estão inseridas. Em nível nacional, são desenvolvidas diferentes campanhas, como Por um Lar sem Violência e Juventudes e Pessoas Idosas, em parceria com a Secretaria da Ação Comunitária da IECLB.

As edições do Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) também têm sido espaços importantes, nos quais jovens de toda IECLB ensaiam a vivência de relações baseadas no amor ao próximo. Vemos nesse lindo convívio que um mundo mais humano, fraterno, inclusivo e justo é possível. A Juventude Evangélica tem grande capacidade de mobilização solidária e amorosa.

Batizadas e batizados, nos tornamos parte do Corpo de Cristo, da Igreja. O que é fazer parte e ser Igreja se não viver em Comunidade, lugar no qual podemos lembrar nosso Batismo diariamente?

Na JE, experimentamos Comunidade e vivenciamos comunhão fortemente nos nossos encontros, sejam eles em pequenos grupos ou eventos maiores. O nosso exemplo mais visível é o Congrenaje, espaço de intensa comunhão, crescimento na fé e exercício de protagonismo.

A partir de reflexões, somos motivados e motivadas a viver o nosso Batismo no cotidiano, por meio de palavras e ações, não unicamente na JE e nas nossas Comunidades, mas em todos locais em que estamos, dentro e fora da Igreja. Ser batizada, ser batizado é ser protagonista: responder ao chamado do Batismo de ir e dar frutos, transmitindo o amor que recebemos de Deus.

Martina Wrasse Scherer pela Coordenação do Conaje

P. Gerson Echelmeier | Orientador Teológico da Juventude Evangélica no Sínodo Vale do Taquari

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br