Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 841

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 15:21

Batismo

OASE: comunhão, testemunho e serviço

O Batismo é um presente de Deus. Por meio dele, Deus nos adota e nos dá a dignidade de seus filhos e suas filhas. O Batismo não depende dos nossos esforços ou das nossas obras, mas revela a graça e o amor incondicional de Deus, um presente que dá sentido e valor à vida.

Uma das consequências do Batismo é o exercício da diaconia, o cuidado que temos de umas para com as outras pessoas. O cuidado mútuo é fruto da vivência deste amor gratuito. Não há outra forma de viver o Batismo senão pela prática do amor ao próximo, como consequência da fé em Jesus Cristo. É por isso que podemos dizer, a exemplo do apóstolo Paulo, que nada nem ninguém pode nos separar do amor de Deus (cf Rm 8.38-39).

Vivemos tempos difíceis, de isolamento, solidão, desemprego, falência de empresas, luto e morte. Mais que em qualquer tempo, precisamos exercer a misericórdia incondicional, auxiliar e apoiar o nosso semelhante nas suas vulnerabilidades. Neste sentido, as mulheres da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), há mais de 120 anos, são conhecidas pelas frequentes ações e eventos em favor do bem comum, orientadas pelo tripé: comunhão, testemunho e serviço.

Na OASE, a dimensão do serviço e da solidariedade se expressa na nossa história a partir da criação de unidades hospitalares, creches e ancionatos. Muitos caminhos foram abertos para o serviço cristão movidos pelo amor e pela fé em Jesus. Incontáveis foram as mulheres que, acolhidas e ouvidas, tiveram na OASE um espaço de cura, ressignificação da vida, resgate e libertação.

A comunhão é ênfase presente da OASE em todos os encontros. A comunhão é alimentada em cada encontro pela Palavra do Senhor.

O serviço acontece na costura de máscaras de proteção que são doadas, na preparação de alimentos que são vendidos para arrecadação de fundos, na limpeza e no cuidado de espaços comunitários, etc.

O testemunho acontece no agir amoroso para com o próximo, sem impor condições ou juízos, apesar de parecer loucura para o mundo de hoje.

Como mulheres batizadas, não podemos nem conseguimos ficar apenas olhando o sofrimento no mundo. Pela fé em Jesus, nos sentimos animadas e desafi adas a colocar os nossos dons, bens materiais e tempo a serviço e em defesa da vida digna para todas as pessoas.

Vocês foram [pessoas] escolhidos [as] para anunciar os atos poderosos de Deus, que os [as] chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz (cf 2Pedro 2.9b).

Wilhelmina Kieckbusch | Presidente Nacional da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br