Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Segunda-feira, 30 de Março de 2020

Porto Alegre / RS - 09:51

Comunicação

Prioridades de Gestão: Qualificação da Comunicação

De maneira a efetivar as Prioridades de Gestão, principais frentes que mobilizam a nossa ação como Igreja, foram desenvolvidos Programas de Gestão.

Cada Programa promove ações estratégicas em sua respectiva área de atuação em âmbito nacional, agregando-se as ações sinodais correspondentes.

Nesse sentido, a Qualificação da Comunicação está ao lado dos demais Programas de Gestão (Acompanhamento a Estudantes de Teologia, Acompanhamento a Ministros e Ministras, Fortalecimento da Ação Comunitária, Habilitação ao Ministério, Qualificação da Ação Missionária e Qualificação Funcional), que vêm sendo apresentados na Editoria Prioridades do Jorev Luterano ao longo deste ano.

Objetivo - O objetivo do Programa de Qualificação da Comunicação, como o nome diz, é qualifi car e ampliar os processos, os fluxos e os meios utilizados na Área de Comunicação, integrando esforços em favor da realização da Missão da IECLB.

O objetivo do Programa de Qualifi cação da Comunicação é qualifi car e ampliar processos, fl uxos e meios utilizados na Área de Comunicação, integrando esforços em favor da realização da Missão da IECLB.

Dimensões do Programa - Comunicação, ao lado de Sustentabilidade e Formação, é eixo transversal do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).

A importância da Comunicação fica evidente já no primeiro enunciado da Missão da IECLB: Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo. Na Igreja, ela acontece a partir de uma base de comunhão: a Comunidade.

Os termos Comunhão, Comunidade e Comunicação têm origens muito próximas, que expressam o que é relativo a todas as pessoas, coletivo, o que liga, convivência, intercâmbio, relacionamento, compartilhamento.

Na Igreja Cristã, Comunhão, Comunidade e Comunicação têm como fonte o próprio Deus. Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. [...] Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas (Jo 1.1 e 3-4).

Gestão - A gestão do Programa é realizada pelo Núcleo de Comunicação, ligado diretamente à Presidência da IECLB.

Meios de Comunicação - Estão sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação os seguintes meios e recursos, a respeito dos quais comentaremos nas próximas edições do Jorev: o Jorev Luterano, jornal nacional da IECLB, o Portal Luteranos, plataforma eletrônica de divulgação da IECLB, a fanpage oficial da IECLB no Facebook, o Informativo Eletrônico da Presidência, Audiovisuais, Pesquisas, Publicações e as Campanhas*  Tema do Ano e Vai e Vem ( * as Campanhas contam com a assessoria e a participação, mas não a coordenação do Núcleo de Comunicação).

Principais Contribuições - O Programa de Qualificação da Comunicação, que tem como foco a Missão e os Valores Institucionais da IECLB, com ética e transparência tanto no planejamento como no desenvolvimento das ações, promove a identidade da IECLB por meio da veiculação de conhecimento qualificado sobre a sua Confessionalidade, os seus Valores e a sua Missão, valoriza recursos e iniciativas existentes na IECLB, motivando a sua divulgação, intensificando a troca de experiências e gerando ação transformadora, faz a gestão das frentes de comunicação da IECLB de forma integrada, considerando os seus públicos específicos, e amplia o fluxo de comunicação, estimulando a interação, a sintonia e impulsionando à reflexão e à participação.

Núcleo de Comunicação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 2/3)

O modelo de avaliação na IECLB é parte integrante do Planejamento e envolve Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, Ministros e Ministras. No artigo anterior, apresentamos a definição e os objetivos da Avaliação. Na sequência, (+)



Educação Cristã Contínua

As águas do Batismo

Com o versículo do salmista, fui batizado, em 30 de agosto de 1964, quase um mês depois de ter nascido, na Comunidade de Porto Alegre/RS, então Sínodo Riograndense. Depois de batizado e confirmado, estava em defi nitivo no mundo luterano, mas ainda não entendia muito bem o significado disso. Estudei (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br