Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020

Porto Alegre / RS - 21:40

Comunicação

Qualificação da Comunicação Portal Luteranos

História - No dia 5 de novembro de 2001, a Comunidade Evangélica Luterana em Belo Horizonte/MG efetivou o registro do domínio www.luteranos.com.br. Por um período breve, o domínio serviu como endereço do site da Comunidade. No dia 17 de maio de 2003, ele se transforma em Portal Luteranos, tornando-se veículo de comunicação das Comunidades, Paróquias e entidades diaconais do Sínodo Sudeste.

No dia 13 de outubro de 2006, o Portal Luteranos assume a condição de espaço da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) no mundo da Internet. O lançamento aconteceu durante o XXV Concílio da Igreja, realizado em Panambi/RS. 

Unidade - Lembrar o jubileu de 15 anos torna-se bastante significativo no ano em que a Internet completa 23 anos no Brasil. Mesmo não sendo o domínio luteranos. com.br o registro mais antigo no âmbito da IECLB, a sua afirmação e duração se devem à força da sua marca.

Em sua concepção, o Portal Luteranos procura fazer jus ao espírito que norteou a reestruturação da Igreja, há 20 anos: apontar para a caminhada e o testemunho da Igreja em um espírito de sinodalidade. Comunidades, Paróquias, Sínodos, Setores de Trabalho, em comunhão, caminham na vivência e na proclamação da Boa Notícia do Evangelho.

Plataforma eletrônica de comunicação da IECLB, o Portal Luteranos reforça a dimensão de corpo da IECLB, a sintonia com a confessionalidade luterana e a concepção organizacional.

Ao longo destes anos, o Portal Luteranos reuniu uma quantidade significativa de conteúdos. Eles afirmam e dão visibilidade aos valores e aos princípios da IECLB, mostrando como eles se desdobram na vivência e na prática das Comunidades, das Paróquias, dos Sínodos, dos Setores de Trabalho, das Entidades e das Instituições.

Milhares de páginas traduzem a amplitude, a variedade e a diversidade do testemunho evangélico de confissão luterana no contexto brasileiro. Elas têm um caráter informativo, formativo, evangelizador e missionário.

Participação - Todo este trabalho resulta de um grande mutirão de comunicação. Todas as Comunidades, todas as Paróquias e todos os Sínodos têm a possibilidade de inserir conteúdos de forma totalmente descentralizada em suas páginas (sites). Todos os Sínodos e algumas dezenas de Paróquias tem feito uso regular deste espaço.

Desempenho - Segundo o Google Analytics, mais de 5 milhões e 230 mil visitantes efetivaram 9 milhões e 140 mil visitas e visualizaram 23 milhões de páginas de janeiro de 2009 a maio de 2018. Durante os 15 anos de existência do Portal, podem ser totalizadas 23 milhões e 380 mil visitas e 37 milhões e 750 mil páginas visualizadas.

Conteúdos - Atualmente, o Portal tem publicadas 17.350 páginas de notícias, 13.040 páginas de textos e milhares de páginas espalhadas nos menus internos das Organizações, Instâncias, Setores e Áreas de Trabalho. 

No que se refere aos textos publicados, destacam-se 3.750 meditações, 2.110 auxílios homiléticos, 1.050 prédicas, 980 artigos, 610 recursos litúrgicos, 330 jornais, 210 mensagens, 125 boletins e informativos, 115 histórias de vida de mulheres e 100 manifestações oficiais.

Já na área musical, em levantamento de maio de 2018, o Portal reunia 1.200 hinos, 2 mil partituras, 900 vídeos e áudios associados a hinos, 155 CDs, LPs e K7s, além de antífonas e comentários sobre hinos e suas autorias.

Núcleo de Comunicação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Política de Justiça de Gênero da IECLB

O XXXI Concílio da Igreja, em 2018, aprovou a constituição de um grupo para trabalhar na elaboração da Política de Justiça de Gênero da IECLB, delegando ao Conselho da Igreja (CI) a articulação desta tarefa. O CI, na sua reunião (+)



Educação Cristã Contínua

Caixa de memórias

A Bíblia está impregnada de histórias/ memórias. Estas histórias/memórias, passadas entre as gerações, chegaram até nós e possibilitaram o nosso conhecimento da história de Deus com o seu povo. Jesus também fez uso da memória para ensinar. (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br