Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 822

Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Porto Alegre / RS - 12:44

Comunicação

Qualificação da Comunicação

Nesta última edição da Editoria Comunicação, que ocupou a contracapa do Jorev Luterano durante 2018, após todos os fundamentos a respeito da Comunicação, as possibilidades de meios de Comunicação, as orientações sobre como lidar com os principais recursos e como a IECLB tem se ocupado com esta demanda em nível nacional, queremos compartilhar alguns conceitos para reflexão.

• Na IECLB, Comunicação é recurso, ferramenta para alcançar um objetivo maior – fazer a mensagem da Boa Nova do Evangelho chegar ao maior número de pessoas. Não por acaso, Comunicação é um dos três eixos transversais do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), ao lado de Sustentabilidade e Formação.

• Comunicação é parte essencial da ação missionária, pois a Igreja é feita de Comunicação– o anúncio da Palavra!

• Temos necessidade de repartir essa informação tão valiosa com o mundo inteiro: a Boa Nova! Esse é o compromisso perante o Evangelho. Como Igreja, temos conteúdo de excelente qualidade. Não podemos guardá-lo somente para nós!

• São componentes essenciais para a Igreja da Palavra: aproximar-se, escutar, perceber, sintonizar, interessar-se, conhecer o assunto e transmiti-lo com qualidade e precisão, colocando-se ao lado da pessoa ou da Comunidade a quem a mensagem é dirigida.

Comunicar é da própria natureza da Igreja! Quando anunciamos o Evangelho, em palavras ou ações, tornamos público um conjunto de valores éticos, teológicos e comunitários, com vistas a trazer pessoas para a fé em Cristo.

• A boa Comunicação vai ao encontro das pessoas, filtra informações e dados, confere sentido a informações, antes, dispersas, mostra tendências, alerta para enganos e, acima de tudo, apresenta conteúdos qualificados. A boa Comunicação é aquela que edifica, em que se assume que se é responsável por aquilo que se transmite e que se tem compromisso em manter corretas as informações.

• Como Igreja da Palavra, somos desafiados e desafiadas a analisar o quanto e como comunicamos a mensagem do Cristo. Ser Igreja da Palavra requer análise das atitudes, dos conteúdos e dos valores comunicados para terceiros, além do nível da Comunicação que ocorre internamente.

• A IECLB é uma Igreja de Comunidades. O conjunto das Comunidades é a Igreja. A Igreja são as pessoas, membros, crianças, jovens, mulheres, homens, pessoas idosas, filhos e filhas de Deus. Então, convém avaliar se conseguimos comunicar a mensagem que lhes seja oportuna. A mensagem deve estar ancorada na Palavra e fazer diferença nas suas vidas, nos seus diálogos e, sobretudo, contribuir para o fortalecimento da vida em Comunidade.

• Como luteranos e luteranas, no que cremos? O nosso modelo de Igreja passa pelo diálogo, pelo debate, pela decisão construída por meio da representação. Precisamos comunicar com qualidade o nosso jeito luterano de participar da Igreja de Jesus Cristo, procurando reforçar ações conjuntas em favor da paz, da justiça e do cuidado com a Criação. Igreja da Palavra tem o que comunicar: a Palavra! É essa Comunicação que fará diferença para uma vida digna. Sentirse parte dessa dinâmica é ser participante de uma Comunicação que fortalece a vida, em Comunidade, em Comunhão!

• Para qualificar a sua atuação, a IECLB vem empreendendo esforços para levantar e analisar dados da caminhada da Igreja no âmbito da Comunicação. O objetivo é traçar metas em relação aos processos, aos meios e às pessoas envolvidas com Comunicação. A partir dos parâmetros existentes na IECLB, esta avaliação tem por base as necessidades e expectativas detectadas atualmente na Comunicação, o levantamento das áreas de atuação da Igreja, os públicos e os segmentos de interesse, além dos instrumentos e dos recursos disponíveis. Vamos usar a Comunicação para o bem! Vamos

promover a paz! Vamos falar da Boa Nova!

Núcleo de Comunicação da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Sustentabilidade da Igreja em tempos de pandemia (parte 2/2)

Reproduzimos uma segunda parte da correspondência do Conselho da Igreja* , com orientações para o fortalecimento da sustentabilidade da Igreja, no atual contexto de pandemia de Coronavírus (Covid-19). Motivamos Paróquias e Comunidades, a partir (+)



Educação Cristã Contínua

Legado de gerações "Missão luterana"

Pelo Batismo, as pessoas são chamadas por Deus, confirmam este chamado e, pela coragem e fé, são guiadas a continuar dando exemplo de vida às pessoas que as cercam, deixando o seu legado. A nossa história inicia com a imigração dos bisavós maternos, Ernesto e Elza Kunzer Siegrist, (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br