Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 847

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Porto Alegre / RS - 05:11

Concílio

Comunicar: promover a visibilidade da Igreja! (parte 2/3)

É esperançoso e reconfortante saber que a IECLB não está sozinha no mundo. Ela anda de mãos dadas, por meio de muitas relações ecumênicas e de parceria, tanto em nível local, quanto regional, nacional e internacional.

Além das parcerias acompanhadas diretamente pela Assessoria de Missão Global e Ecumenismo da Presidência da IECLB, existe ainda amplo espectro de parcerias entre Sínodos, Paróquias, Comunidades, Escolas, Instituições Diaconais com Sínodos, Decanatos, Distritos, Comunidades e instituições de outras Igrejas ao redor do mundo.

A pandemia nos aproximou e nos forçou a descobrir novas formas de articulação em rede. A tecnologia facilitou e tornou possíveis inúmeras reuniões, diálogos, eventos, lives. A Presidência esteve presente em vários eventos internacionais, promovidos pelas parceiras, bem como em diálogos e encontros com parceiros. A cada uma de nossas parceiras, um muitíssimo obrigado.

Não há lugares intocados ou indiferentes à pandemia. As nossas parceiras também passam por dificuldades e aflições semelhantes às nossas. Será necessária muita oração, ação e criatividade para prosseguir com a Missão de Deus no mundo.

Tão relevante quanto os recursos financeiros será a troca de conhecimentos, sabedorias e informações acumuladas durante o período. Importante é que superemos as dicotomias e as polarizações. Pessoas, Comunidades e Igrejas pensam diferente, têm hermenêuticas diferentes, têm práticas e visões missionárias diferentes, mas o Evangelho de Jesus Cristo, a Boa Notícia da vitória da vida sobre a morte e os poderes da morte, precisa nos unir.

A pandemia acelerou processos que já estavam em curso, como a possibilidade de encontros grandes, globais, sem deslocamentos. Estas conexões tendem a crescer, fortalecendo os trabalhos em rede, as trocas e a solidariedade.

Precisamos lidar com as dificuldades técnicas e contextuais, mas, se trabalharmos bem e na medida certa, mantendo a espiritualidade alicerçada na oração e resguardando a sanidade, podemos ampliar as redes e nos fortalecer em direção a uma única Igreja cristã no mundo. Talvez seja esta uma grande chance de sermos instrumentos de Deus a serviço da vida de toda a Criação.

Comunicação

O PAMI define a Comunicação como um eixo transversal da Missão. A nossa Missão de proclamar o Evangelho de Jesus Cristo é um ato de Comunicação! Ações de Comunicação são aquelas que proclamam o Evangelho e contribuem para promover a visibilidade pública da Igreja, estabelecer vínculos e difundir os seus valores. Do reconhecimento da importância da Comunicação surgiu o Programa de Qualificação da Comunicação.

Na Meta Missionária 5 – Uma Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável – a Comunicação é declarada como Área de Prioridade para Ação, que tem como objetivos: a) Potencializar uma comunicação que expresse a mensagem do Evangelho na perspectiva da confessionalidade luterana, b) Oportunizar uma comunicação fluida e recíproca, capaz de receber e entregar informações e conteúdos, c) Reforçar a comunicação que promova a convivência comunitária e d) Ampliar e fortalecer os meios e a rede de comunicação com vistas à Missão da IECLB.

A partir do Planejamento da Sede Nacional, a Presidência da IECLB definiu como prioridades a Área da Comunicação e de Formação para o Sacerdócio Geral, tendo em vista o cumprimento da nossa Missão. Com o objetivo de reestruturar e aprimorar a Área da Comunicação da Sede Nacional, a Presidência da IECLB propôs e o Conselho da Igreja aprovou, em novembro/2019, a criação da Coordenação de Comunicação e Relações Públicas.

As principais atribuições dessa Coordenação, que iniciou as suas atividades em março/2020, são: a) Elaborar um Plano de Ação de Comunicação da Sede Nacional com base em diagnóstico do ambiente e nas estratégias institucionais, b) Gerir os diferentes canais de comunicação de âmbito nacional, c) Produzir conteúdos para diferentes mídias e colaborar com o Núcleo de Produção e Assessoria (NPA) na elaboração de materiais, d) Promover ações de relacionamento com os públicos de interesse da instituição, e) Afirmar o posicionamento institucional e realizar ações quando forem identificadas potenciais riscos, f) Divulgar eventos da Sede da Igreja, g) Articular ações com os Sínodos para desenvolver diretrizes e procedimentos de comunicação comuns às diferentes instâncias da Igreja e h) Criar uma rede de comunicadoras e comunicadores na IECLB.

Com o avanço da pandemia do Covid-19, a comunicação, por meio das novas tecnologias, se tornou imprescindível para divulgar o Evangelho, manter o contato e a proximidade entre as pessoas. Assim como aconteceu em Comunidades, Paróquias e Sínodos, novas demandas e perguntas surgiram. A importância da Comunicação ficou ainda mais evidente.

Neste período de pandemia, conseguimos ampliar o número de seguidoras e seguidores em Redes Sociais, como Facebook e Youtube, além de criar o canal oficial de Instagram da IECLB. O crescimento nas Redes Sociais é resultado natural do processo de quarentena, mas também é preciso planejar publicações que consigam responder aos sentimentos de angústia, solidão, luto, insegurança e medo. São necessárias Ações de Comunicação que promovam comunhão.

Vídeos e lives têm sido recursos importantes para divulgar mensagens e informações, bem como aproximar a Presidência da IECLB dos seus membros. Os acessos ao Portal Luteranos, que já vinham em curva ascendente, cresceram em ritmo maior. Para 2021, temos prevista uma reformulação do Portal, com o objetivo de torná-lo mais moderno, dinâmico e acessível.

O Planejamento da Sede Nacional da IECLB colocou como meta o desenvolvimento de um aplicativo para smartphone como canal de informação e comunicação de abrangência nacional, porém focado na utilização sinodal, de forma simples, atraente e democrática.

A Coordenação de Comunicação presta serviço à Sede Nacional da IECLB, mas está também à disposição dos Sínodos para realização de projetos conjuntos. Estamos caminhando para modalidades híbridas, de formatos presencial e online.

Núcleo de Produção e Assessoria

O Núcleo de Produção e Assessoria (NPA) existe para fomentar a produção de materiais e disponibilizar assessorias que visam à formação de lideranças comunitárias e à promoção do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem.

A finalidade do NPA é contribuir com a Missão da IECLB. A produção de materiais e a oferta de assessorias são definidas a partir das demandas identifi cadas em diferentes instâncias da IECLB, Presidência, Sínodos, Conselhos Nacionais e Programas de Gestão. Na elaboração dos respectivos materiais ou cursos, o vínculo confessional-eclesiástico de conteúdos e formatos é assegurado, promovendo-se, desta forma, a unidade da Igreja. Fator cada vez mais importante será oferecer soluções e inovações para demandas e necessidades dos Sínodos.

O NPA trabalha em equipe, especialmente com as Coordenações da Secretaria da Ação Comunitária (SAC). Em 2019, a Coordenação do NPA assessorou um grande número de encontros e seminários em diversos Sínodos da IECLB. Como destaque, citamos a série de encontros Servir a Deus na IECLB. O NPA também acompanhou o trabalho do Bibliolog, uma forma inovadora de experiência com a Bíblia.

Dentre as principais ações de produção de material, destacam-se: os subsídios para os Temas do Ano, elaborados em parceria com a Presidência, as Coordenações da SAC e a Rede Sinodal de Educação. A recente integração da Campanha Vai e Vem ao Tema do Ano amplia a importância e as possibilidades no desenvolvimento de uma Igreja viva e missionária.

Com alegria, destacamos a boa aceitação do Curso Redescoberta do Evangelho (CRE). O NPA também acompanhou a elaboração de materiais das Coordenações da SAC, como O Amigo das Crianças, Palavr@ção, Criatitude, folder Diaconia, entre outros.

Oferecido pela Secretaria do Ministério com Ordenação, o NPA produziu e realizou várias edições do curso Luto em tempos de Covid em parceria com um Grupo de Trabalho e o Instituto de Sustentabilidade/EaD da EST. Indicação da Obra Missionária Luterana/Alemanha, o NPA está elaborando a versão brasileira do projeto TeamUnser - aqui, NossaEquipe - um conjunto de materiais para o desenvolvimento de equipes de Presbitérios e lideranças.

Em função das restrições impostas pela pandemia, as ofertas de assessoria teológica, em 2020, ocorreram em formato digital, opção que deverá permanecer quando as atividades presenciais retornarem à vida eclesiástica. Assessorias poderão acontecer por meio de seminários presenciais e virtuais. Desta forma, a grande demanda existente na formação para a vivência do Sacerdócio Geral poderá ser atendida com mais efi cácia e amplitude, com menor investimento de recursos.

Continua na próxima edição

Relatório da Presidência da IECLB
XXXII Concílio da Igreja

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br