Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 830

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 18:27

Diversidade

Direito e dever de igualdade e justiça na inclusão!

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

De 21 a 28 de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo debater e refletir sobre o direito e o dever da igualdade e da justiça para a inclusão. Segundo os dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% da população, ou 45 milhões de brasileiros e brasileiras, têm alguma deficiência. Assim, a população diretamente envolvida com as questões da deficiência é altamente significativa na realidade brasileira!

O Brasil tem avançado nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, especialmente no que se refere a legislações e normas técnicas. Este avanço foi fundamentalmente iniciado pela mobilização de instituições representativas, (Igrejas, Associações, Instituições), que, ainda hoje, são, na maioria das vezes, responsáveis pelas principais conquistas deste público, além da consequente e evolutiva presença da própria pessoa com deficiência em cada vez mais e variados espaços da sociedade.

Isso não significa que a inclusão social esteja presente nas realidades cotidianas da pessoa com deficiência, pois, na prática, ainda verifica-se o modelo integracionista e segregacionista para a sua inserção na sociedade, seja pela falta de acessibilidade e/ou de consciência dos seus direitos e das suas potencialidades. Com isso, precisam superar individualmente as barreiras sociais existentes ou conformar-se com a vida restrita a uma instituição de atendimento ou convivência específica para este público.

Em relação às políticas públicas, podese afirmar que o Brasil encontra-se atualmente em defesa e aplicação do modelo inclusivo para as pessoas com deficiência, organizado em três vertentes:

- Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive dos seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

- Tecnologia Assistiva: diz respeito ao que deve ser apropriado e implementado, individual e particularmente, a cada pessoa com deficiência, conforme as suas especificidades, para que assim consiga obter a máxima autonomia e independência, garantidas sempre a segurança e a dignidade.

- Ação Afirmativa: objetiva-se impulsionar com incidência a interação e o convívio junto às pessoas com deficiência, de modo a quebrarem-se os muros e os preconceitos resultantes do distanciamento, ao mesmo tempo estimulando o investimento e a ampliação das duas vertentes anteriores.

Cristian Evandro Sehnem | World Association for Christian Communication - América Latina (WACC) 

 

PRONUNCIAMENTO

 

A Criação de Deus é multiforme

Dessa forma, não pode haver judeu nem grego, nem escravo nem liberto, nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Assim o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da Galácia (Gl 3.28).

A passagem afirma que, em Jesus Cristo, surge uma nova comunhão, na qual as pessoas, em todas as suas diferenças, aprendem a novamente conviver como irmãs e irmãos.

A Criação de Deus é multiforme. Consiste nisso a sua beleza. Uniformidade é monótona, estanque. Somente a variedade permite a complementação mútua e a experiência de verdadeira comunhão. Deus quer a integração da diversidade das suas criaturas em um todo orgânico e harmonioso.

Posicionamento referente à Discriminação (1988)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br