Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 835

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 12:58

Diversidade

Misericórdia, compaixão e diaconia

Viver o Batismo é caminhar com Cristo, com os seus irmãos e as suas irmãs, enfrentar cotidianamente os caminhos floridos e verdejantes, o vale da sombra e da morte e as vielas empoeiradas da injustiça.

Estar unido em Cristo é pertencer a um Corpo, uma Comunidade que vive, luta, celebra e sofre. Igualmente, comprometer-se em ser sal e luz no mundo, divulgando o Evangelho, o Reino em atos e ações que cuidam da vida, restabeleçam a dignidade e promovam a justiça.

Jesus viveu em uma época de contrariedades e injustiças sociais. O serviço ao próximo, a diaconia, acontecia na prática de esmolas, oração e jejum. Entretanto, ele transformou o distanciamento da vida cotidiana, a omissão ao sofrimento do próximo, ensinando que a prática da justiça, compaixão e misericórdia estavam fundamentadas pelo Mandamento do Amor (Mt 5.7) e não em ritos. Ensinou com a parábola do Bom Samaritano (Lc 10.30-37) e a história do Grande Julgamento - nas Obras de Misericórdia (Mt 25. 31-46).

Tanto a parábola do Bom S a m a r i t a n o como as Obras de Misericórdia nos convidam a pensar, refletir e orientar a nossa vida sobre os princípios da:

- misericórdia: ter um coração, uma vida compadecida com o próximo, olhar as pessoas com os olhos de Cristo, pensar nas pessoas com o amor de Deus e viver com elas mediante o perdão de Deus.

- compaixão: sentir a dor da outra pessoa e envolver-se no seu sofrimento, despertando o desejo de ajudar, partilhando o peso da dor e solidarizando-se em assumir a sua paixão para estar junto, cuidando.

- diaconia: viver a vida de fé em serviço ao próximo, com o compromisso de mudar vidas e realidades mediante a vivência da fé, do Batismo, trazendo graça, esperança e dignidade.

A vivência da fé em Cristo tem encorajado e sensibilizado à misericórdia, à compaixão e à diaconia na sua vida e na vida da Comunidade em que participa?

O que tem feito pelas pessoas que estão abandonadas pelas ruas, que sofreram violência, discriminação, por sua cor, gênero e condição social em sua cidade, nos arredores do templo?

Da mesma forma, como tem reagido diante das pessoas doentes, isoladas, abandonadas e encarceradas... Famintas, sedentas e desabrigadas?

Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos não fizestes, não o fizestes a mim (Mt 25.44-45).

P. Olmiro Ribeiro Júnior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

Compromisso de fé

A fé em Cristo leva à ação em favor do próximo. Sempre que essa ação faltar, na verdade há falta de fé e desobediência à vontade de Deus. É por isso que, ao dirigirmos esta palavra às Comunidades da IECLB, apontando para a responsabilidade social que nos cabe como cristãos, devemos, antes de mais nada, confessar que muito temos pecado diante do Senhor, pela nossa omissão.

Jesus, passando fome, não lhe demos de comer; estando Jesus com sede, não lhe demos de beber; sendo Jesus forasteiro, não o hospedamos; estando Jesus nu, não o vestimos; estando Jesus enfermo, não o visitamos; estando Jesus preso, não fomos vê-lo (Mt 25.35-36).

Posicionamento Nossa Responsabilidade Social (1978) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br