Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 18:58

Diversidade

Disposição para o encontro, a comunhão e a partilha

Viver a fé cristã é uma disposição para o encontro, a comunhão e a partilha. Nesse sentido, o que você tem ofertado ao seu próximo?

Ofertar é um testemunho de solidariedade, um compromisso com a Missão de Deus no vasto mundo. A fé e a gratidão a Deus se traduzem em ação de partilhar. As ofertas são demonstração de gratidão, uma expressão voluntária da pessoa que vivencia o amor de Deus e compartilha esse amor com outras pessoas.

O ato de ofertar como testemunho de fé é uma prática bíblica que perpassa os relatos no Antigo Testamento: Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar (Ex 25.2) e no Novo Testamento: Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia e o fizeram enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo (At 11.29-30).

As ofertas em gratidão a Deus são destinadas ao auxilio de outras Comunidades cristãs, de Projetos Missionários para o ensino, a pregação do Evangelho, a comunhão na Ceia do Senhor e a manutenção da vida comunitária: Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria (2Co 9.7).

Na tradição luterana, a oferta como gratidão a Deus e solidariedade para com as pessoas necessitadas foi mantida nos Cultos e institucionalizada como Fundo Comum de Comunidades, caracterizando a ‘Caixa Comunitária’, que arrecadava ofertas e doações para garantir o trabalho eclesial, diaconal e missionário nas Comunidades, educacional nas escolas e universidades.

A motivação para a caixa comum era diminuir a desigualdade social das regiões e das Comunidades. Lutero destacava que não poderia haver tanta necessidade em algumas Comunidades e sobras e abundância em outras, pois, onde o amor ao próximo é vivido, a graça de Deus está ativa e o Evangelho é pregado e vivido, a oferta e a partilha suprem as necessidades de comunhão, pão e educação.

‘Ora, não há maior Culto a Deus que o amor cristão que ajuda aos necessitados, como o próprio Cristo professará no derradeiro dia, conforme Mateus 25’ (Lutero, OS. 2000, p. 47).

A oferta é um testemunho cristão alicerçado na fé que recebe as dádivas, na gratidão que louva e agradece e no compromisso de partilhar o que somos e temos.

P. Olmiro Ribeiro Júnior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

Gratidão!

Com sorriso de alegria e agradecimento, mas surpreso, o Tesoureiro perguntou: Por que o senhor está contribuindo? A resposta veio simples: Contribuo por gratidão! A minha avó foi membro dessa Comunidade e eu me recordo do grande e significativo apoio que ela recebeu durante o tempo em que o meu avô esteve doente. Aqui, nesta Comunidade e no seu templo, ela orava e cultivava a sua comunhão com Deus e com os seus semelhantes. Também sou grato pela influência que a minha avó teve na minha relação com Deus. Contribuir para a reforma desta casa de Deus é uma oportunidade de agradecer pelo que aprendi com a minha avó, que foi membro dessa Comunidade.

Posicionamento Vai e Vem – Ofertar (2012) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br