Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 11:30

Diversidade

Quem nos separa do amor de Cristo?

A vida de fé é marcada pela esperança e pela confiança, conforme o texto de Hebreus 11.1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Cremos, confiamos, mas nem por isso deixamos de passar pela trajetória da ansiedade, do medo e da dúvida. Em situações limites, de caos, pânico, como a que estamos vivendo na pandemia, a esperança e a confiança são fundamentais para seguir vivendo este tempo anormal, incomum com sanidade, paciência e lucidez.

Algo fundamental da confiança e da esperança é nos conscientizar sobre a fragilidade da nossa vida e de toda existência humana. Frequentemente, quando estamos envolvidos no desenvolvimento de projetos de estudo, de trabalho, em planejamento de crescimento, sustentabilidade, desfrutando a vida ao máximo e a todo vapor, esquecemos que ela é frágil e necessita ser cuidada, preservada.

O Salmo 39.5-6 destaca a fragilidade da vida humana: Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos, à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo ser humano, por mais firme que esteja, é pura vaidade.

De fato, o ser humano passa como uma sombra. Não somos infalíveis, poderosos ou imortais. Somos finitos, frágeis e carentes de cuidado e proteção. A pandemia traz à tona a nossa fragilidade e a noção que toda a nossa correria e suposto progresso são falíveis e passageiros, sujeitos ao vale da sombra e da morte.

Diante da realidade da fragilidade e do caos da morte e do sofrimento, muitas pessoas se desesperam, perdem o chão e a sua força de seguir a vida em situações de profunda dificuldade e risco. Nestes momentos, a fé em Deus é fundamental para orientar a nossa confiança e a nossa esperança para sermos sinais de proteção e cuidado com a vida.

O Salmo 39.7, destaca: E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança. Em Romanos 8.35s, encontramos: Quem nos separa do amor de Cristo? Porque estou bem certo que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem as coisas do presente, nem qualquer outra coisa poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A fé em Cristo nos revela uma vida esperançosa, nos dando perseverança para enfrentar as dificuldades e os obstáculos, que podem ser encarados como tentação, parada, momento de aprendizagem, mas não o fim da linha. A fé nos traz a confiança que não estamos sozinhos e sozinhas, nos ensina a olhar as situações, as realidades e as pessoas com um jeito esperançoso de cuidado e proteção com a vida.

P. Olmiro Ribeiro Junior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

Fé é certeza

A fé é a certeza das coisas que esperamos e a prova que existem coisas que não podemos ver (Hb 11.1). Esta palavra não foi escrita em face a uma epidemia, como a atual, que grassa não apenas entre nós, mas já alcançou mais de 160 países. Ela foi escrita a uma Comunidade que experimentava o sofrimento, em seu caso, advindo da perseguição religiosa. A epístola anima a encontrarmos na fé conforto, esperança, novo ânimo e forças renovadas.

Na medida em que os casos se multiplicam, o sistema de saúde revela as suas fragilidades, não podendo corresponder às necessidades. Surgem também orientações desencontradas entre autoridades públicas. Tudo gera incerteza, angústia e medo em meio à população, também em nossas Comunidades.

Carta Pastoral da Presidência acerca da Gripe A (2009)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br