Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 839

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 17:39

Diversidade

Quem crer e receber o Batismo, receberá também a salvação

Na Criação, Deus queria harmonia entre os seres vivos e o ambiente natural. Haveria respeito entre as espécies, especialmente entre a espécie humana. Para garantir a sua vontade, Deus enviou mensagens de alento e orientação. Deu recados na voz de profetizas e profetas e ensinou, por meio de Cristo, como queria as coisas. Boa parte do plano de Deus deu certo. É possível ver gestos bonitos de cuidado, de solidariedade e de amor.

Por outro lado, em boa medida falhamos e não nos conformamos ao plano de Deus. Não conseguimos lidar com a liberdade que nos foi dada. Usamos essa liberdade para o mal. Não somos pessoas solidárias. Não cuidamos da pessoa próxima. Não cuidamos da natureza. Falhamos em muitos aspectos, especialmente nos relacionamentos com outras pessoas.

Talvez a discriminação seja um dos aspectos mais sombrios da experiência humana. Rebaixar pessoas, com base em pressuposições falsas, desrespeitando direitos, é um dos nossos piores capítulos. A discriminação ajuda na manutenção das injustiças, pois é preciso que pessoas e grupos sejam discriminados, colocados em categorias inferiores, para que seja possível negarlhes o direito à existência digna.

Há vários tipos de discriminação, mais numerosos do que é possível aqui listar. Uma das formas mais diabólicas talvez seja a discriminação étnica (outrora conhecida como racial). Acontece quando um ser de determinada etnia se enxerga superior a pessoas de outro grupo étnico. O caso mais plástico é a discriminação alicerçada na presunção de supremacia branca. Preocupa o aumento no número de pessoas que se juntam a tais ideias, negando todo e qualquer vestígio da sua própria humanidade.

Causa revolta ver pessoas, incluindo jovens universitários, defendendo ideias supremacistas. Pior quando utilizam textos bíblicos para justificar essas atrocidades. A IECLB não subscreve tais ideologias. Em 1998, a Presidência se manifestou contra discriminação às populações negras. Depois, em 1992, afi rmou Deus não é racista. Hoje, diríamos Deus não tem preferência étnica, assim como também não tem preferência na identidade de gênero, na orientação sexual, na classe social, na habilidade ou deficiência.

Em Jesus Cristo, Deus revelou o seu plano para a humanidade de forma inequívoca: todas, todos, todxs, são bem-vindas, bem-vindos, bem-vindxs à mesa da comunhão. Quem crer e receber o Batismo, receberá também a salvação. Não pode haver discriminação na IECLB. É com esta esperança que ela adota como a sua Visão de Igreja ser reconhecida pelas suas Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias.

P. Dr. Mauro Souza | Pastor 2o Vice-Presidente da IECLB e Assessor para Missão Global e Ecumenismo

 

PRONUNCIAMENTO

 

Vós sois um em Cristo Jesus

Em Jesus Cristo, surge uma nova comunhão, na qual as pessoas, em todas as suas diferenças, aprendem a novamente conviver como irmãs e irmãos.

Assim sendo, percebemos o quanto está por fazer, a começar em nossa própria Igreja.

No ano de 1988, o apóstolo Paulo certamente escreveria: ‘Dessa forma não pode haver negro nem branco, nem índios nem asiáticos; porque todos vós sois um em Cristo Jesus’.

Importa abrir espaço em nossas Comunidades para o ser do negro e oferecer-lhe comunhão. Importa ensaiar fraternidade racial e ver o quanto temos a aprender uns dos outros. Importa superar preconceitos mútuos e esforçar-nos por um clima de confi ança.

Posicionamento sobre Discriminação (1988) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br