Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 840

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 20:20

Diversidade

Integridade e verdade: um jeito de viver a fé

A vida de fé corresponde a viver de forma plena, a ser uma pessoa verdadeira, tendo o fundamento da verdade como condição daquilo que corresponde à realidade. Assim, somos chamados e chamadas a viver o Batismo como pessoas íntegras.

No Antigo Testamento, integridade corresponde a ser uma pessoa inteira, sincera, sólida, reta e verdadeira. No Novo Testamento, significa honestidade, verdade e compromisso com boas ações. Jesus aparece como exemplo de integridade no Evangelho de Mateus 3.13-4.10. Depois do seu Batismo, Jesus foi ao deserto para jejuar por quarenta dias e noites, durante os quais Satanás veio a Ele e o tentou para quebrar a sua integridade.

Diante da tentação da necessidade básica, da fome, ele disse: O ser humano não viverá só de pão, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus. Diante da tentação do poder, ele disse: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus. Diante da tentação da fama e glória: Vá embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a Ele’.

A tradição Bíblica ensina que a verdade é a Palavra de Deus e que foi revelada em Jesus Cristo. A verdade é o contrário da injustiça, da falsidade. Assim, a injustiça vem da mentira e do engano, mas a verdade vem da Palavra de Deus e produz justiça. O mal luta contra a verdade, porque prefere a mentira e quer destruir a vida integra e em verdade. A fé em Cristo nos inspira a conhecer a verdade e viver a verdade que liberta do mal, da falsidade e das injustiças.

O texto de Provérbios 6.12-19 nos estimula a viver o Batismo com integridade e verdade destacando o pecado da maldade e da falsidade: As pessoas más e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal e eles espalham confusão por toda parte, por isso a desgraça cairá de repente sobre eles e não poderão escapar. Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa e quem semeia contendas entre irmãos e irmãs.

Encontramos ensinamentos em toda a tradição Bíblica sobre a relação da vida de fé em Deus com integridade e verdade. Ser arrogante e insensível ao sofrimento, mentir e divulgar notícias falsas, enganar, promover corrupção, gerar confusão, planejar o mal, promover violência e matar... Essas atitudes são contrárias a Deus, contrárias à fé em Cristo e não promovem uma vida bem-aventurada, com dignidade e paz. Pelo contrário, são ações que promovem falsidade, corrupção, violência, morte e sofrimento.

P. Olmiro Ribeiro Junior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

Nosso compromisso é o Evangelho

A IECLB defende a liberdade de expressão, mas ela não pode ser confundida com mentira, calúnia, ódio, discriminação e apologia à violência. As polarizações se manifestam no cenário político e geram tensões nas relações sociais. Repudiamos e condenamos discursos e práticas de ódio, violência, racismo, homofobia. Falsidades são repetidas tantas vezes até que sejam tomadas por verdades. A expressão fake news suavizou as consequências terríveis da mentira. Não podemos esquecer que o diabo é o pai da mentira (Jo 8.44) e que o compromisso cristão é com a verdade e a justiça (Ef 6.14). O Oitavo Mandamento ordena não falar mentiras. Para cumpri-lo, de acordo com Lutero, é necessário dizer a verdade e contradizer a mentira onde for necessário.

Manifesto Nosso compromisso é o Evangelho (2019) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br