Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 843

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:45

Diversidade

Viver em comunhão e partilhar o que somos e o que temos

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.
1 Tessalonicenses 5.16-18

A gratidão é um princípio da vivência da fé em Deus, do cuidado com a Criação e do amor pela pessoa que é nossa próxima. Viver a justificação por graça mediante a fé corresponde a viver em comunhão, partilhar o que somos e o que temos. A gratidão é um princípio comunitário de fé, mas necessita ser desenvolvida continuamente na espiritualidade pessoal, na vivência comunitária e na incidência social. Precisa se tornar um hábito diário.

Em muitos momentos, não lembramos de agradecer e apenas reclamamos, difamamos e oprimimos. Assim, cultivamos a ingratidão e a indiferença. A vivência da justificação por graça  e fé permite mudar a atitude de ingratidão para uma atitude de esperança, agradecendo pelo que temos e nos dispondo a ofertar, partilhar o que somos.

Com essa atitude, a pessoa abre a vida, o coração e o entendimento para as muitas bênçãos que recebe a cada dia, e, muitas vezes, não percebe, passando a sentir como recebeu proteção e ajuda tantas vezes. 

A vida social costuma ser marcada por ingratidão, consumismo, descarte, situação em que nada é de graça e o mérito é o propulsor do sucesso... Nesta mentalidade, será que tem lugar para a graça de Deus, para a gratidão?

O comentário de Lutero para a passagem bíblica de Provérbios 25.21-22, Se o que te aborrece ti ver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver com sede, dá-lhe água para beber e o Senhor te retribuirá, nos convida a viver a gratidão e a conviver com a ingratidão – sem desistir:

‘Não basta aprender a ser agradecido. É preciso aprender também a virtude que aceita a ingratidão. Portanto, quem almeja ser cristão, necessita aprender a sua bondade. Dedicação e serviço nem sempre virão acompanhados de agradecimentos, mas não devemos deixar que isso mude o nosso comportamento de servir e ajudar, pois, se alguém se esforça e só recebe desaforos, é virtude cristã e genuíno fruto da fé saber dizer: não se preocupe, porque não vai me fazer perder a calma nem desanimar. Vou aguentar firme e, apesar de tudo, ajudar onde for possível. Se você é ingrato, alguém maior do que a gente no céu vai dizer ‘Muito obrigado’ no seu lugar e isso me será confortador diante da sua ingratidão. Essa é uma atitude cristã’.

A gratidão permite viver uma vida com paz e graça, construindo Comunidades acolhedoras, inclusivas e missionárias.

P. Olmiro Ribeiro Junior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

Justiça e Fé - Partilhar

Naturalmente, na distribuição das cargas, o aspecto econômico é um só. Existem outros. Também tempo, dons, capacidades, participação e colaboração são importantes e deveriam ser compartilhados.

Aliás este compartilhar tão pouco em uso em nossa sociedade é um dos inconfundíveis sinais da Comunidade Cristã.

Ela vive do Evangelho, dizendo que Deus compartilhou tudo conosco, deu seu próprio Filho em favor de nós.

Como nós não deveríamos compartilhar pelo menos alguma coisa com os nossos irmãos e as nossas irmãs?

Somos desafiados e desafiadas a ajudar, a repartir. O amor para tanto compromete.

Posicionamento sobre Povo Luterano (1987) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br