Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 844

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 05:20

Diversidade

Relações de complementariedade e partilha

A vida criada e mantida por Deus é diversa e múltipla, conforme o relato da Criação (Gn.1-2 e Tm 4.1-4). Diversidade e unidade são relações de complementariedade e partilha. O Apóstolo Paulo destaca a importância da diversidade: Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito (1Co 12.12-13).

A diversidade não é respeitada e, muitas vezes, é vista como obstáculo para a comunhão e a unidade. O cultivo do egocentrismo, da intolerância e da ‘verdade absoluta’ criam modelos e vivências que propagam a aculturação, a homogeneização e a padronização, modelos que se manifestam como totalitários e xenofóbicos, não reconhecendo a face e o amor de Deus em toda e qualquer vida, humana e na natureza. O desejo de uniformização é contrário à unidade e, assim, afronta a ação criadora de Deus, como percebemos no relato da Torre de Babel (Gn 11.1- 9). A diversidade da vida faz parte da vontade de Deus.

Viver a diversidade requer aprendizagem para dialogar, ouvir, perdoar, praticar a misericórdia, conviver com a discordância e, até mesmo, a oposição de ideias, sentimentos e vivências. Na convivência e na comunhão, vão surgir conflitos, que são naturais e fazem parte da vida. O que necessitamos refletir é sobre como vivenciamos o conflito, pois agir de forma violenta e intolerante é sempre uma escolha que não condiz com a vontade de Deus.

Em nossas relações familiares, sociais e na vida de fé comunitária, convivemos com uma ampla diversidade. A IECLB tem como princípio a liberdade cristã baseada no amor ao próximo. O amor e a diaconia são as nossas orientações para as relações e a convivência.

Que propaguemos nas nossas relações e na nossa convivência o Mandamento deixado por Cristo Jesus: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros (Jo 13.34-35).

Que o seu pensar e o seu agir manifestem o amor e a vontade de Deus!

P. Olmiro Ribeiro Junior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

É preciso saber argumentar, ouvir e entender

Como Comunidade de Cristo, temos uma missão comum. Não é a Igreja que nos deve servir, mas nós devemos servir à Igreja e às pessoas a que Deus nos envia. Na Igreja, jamais houve unanimidade de opinião. Dentro de limites, é legítima e até necessária a pluralidade. Unidade cristã jamais significou uniformidade. É dinâmica, alicerçada no mesmo espírito (1Co 12.3s), em permanente aprendizagem.

Para tanto, são indispensáveis a arte do diálogo, a busca da parceria, a dinâmica da interação. É preciso argumentar em vez de condenar. É preciso ouvir e entender antes de excluir.

O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece... (1Co 13.4).

Posicionamento sobre Crise interna (1991) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br