Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 830

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:24

Carta Pastoral

Carta Pastoral

Vão e anunciem isto:
O Reino do Céu está perto.
Mateus 10.7

O lema bíblico do mês de agosto fala sobre a tarefa básica do discipulado: anunciar o Reino do Céu, o Reino de Deus. Jesus enviou 12 pessoas diferentes. Nesse grupo, estavam Judas (que traiu Jesus), Pedro (que negou Jesus), Tiago e João (que queriam os melhores lugares) e Tomé (que duvidou da ressurreição).

Jesus conhecia a todos. Sabia das tendências, dúvidas e fraquezas e, mesmo assim, não os excluiu. Pelo contrário, deu a mesma tarefa que cabia a ele: anunciar a proximidade do Reino de Deus.

O anúncio é válido, ainda que feito por Judas ou qualquer outra pessoa. Obviamente, quem anuncia precisa viver de modo coerente com o anúncio, mas o julgamento final compete a Deus. A autoridade da tarefa não está nas pessoas enviadas, mas naquele que as envia.

Se os discípulos enviados por Jesus tinham fraquezas, também nós as temos, mas o Batismo realiza em nós o perdão dos pecados e proporciona um banho de novo nascimento no Espírito Santo.

O que pressupõe o anúncio do Reino do Céu? Significa que o Reino de Deus está perto em sentido geográfico ou está próximo em termos de tempo? Mais importante que a questão do tempo e do espaço é a certeza que o Reino de Deus manifesta o domínio de Deus.

Como o vivenciamos o Reino de Deus? Uma das características do Reino de Deus é a compaixão. Jesus teve compaixão das pessoas que estavam aflitas e exaustas, das pessoas pecadoras e daquelas excluídas da sociedade, das pessoas que estavam doentes e daquelas que não tinham o que comer.

Por enquanto, experimentamos apenas sinais do Reino de Deus. Um dia, Deus vai instaurar o seu reinado por completo e em definitivo. Quando isso acontecer, o mal será completamente vencido. Não haverá mais sofrimento, mas alegria e paz. Por enquanto, vemos em parte. Depois veremos face a face (1Co 13.12). Até lá, permanecem as nossas tarefas: refletir sobre o Reino de Deus, anunciar o Reino de Deus e vivenciar o Reino de Deus!

Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br