Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 835

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:37

Carta Pastoral

Em 2020, lembramos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Deus comprou vocês por um preço; portanto,
não se tornem escravos de seres humanos.
1Coríntios 7.23

Em 2020, lembramos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Um dos fatos marcantes de 1945 foi a libertação das pessoas aprisionadas em Auschwitz, o maior campo de concentração do regime nazista, onde foram mortas mais de um milhão de pessoas. A maioria era judia e nem foi registrada como prisioneira, mas assassinada em câmaras de gás logo após a chegada. Os corpos eram incinerados em enormes fornos.

O regime nazista exercia controle social com militarismo e grupos paramilitares, censura e propaganda. Por muito tempo, conseguiu acobertar os seus crimes. Os portões dos campos de concentração ostentavam a frase ‘O trabalho liberta’, mas esses campos eram indústrias de escravidão e morte.

Um regime como o nazismo não nasce de um dia para o outro. A perseguição a pessoas judias iniciou aos poucos. A ideia de uma ‘raça superior’ foi se expandindo, por isso é preciso atenção. A palavra bíblica para o mês de fevereiro é um chamado para vigiar. Deus nos comprou por um preço: o sangue de Jesus. Não podemos nos deixar influenciar e escravizar por ideologias que atentam contra a dignidade da vida e da Criação.

Não temos responsabilidade pelo que aconteceu, mas devemos evitar que novas bestialidades sejam geradas. É necessário também pedir perdão por qualquer envolvimento da Igreja em atrocidades. A partir do Evangelho de Cristo, repudiamos toda forma de opressão e escravidão. Deus nos chama para viver o amor, praticar misericórdia, buscar equidade e promover a paz.

Ainda o antigo nos tortura, o peso de maus dias dá amargura. Senhor, dá a nossas almas acuadas a salvação à qual são preparadas. Por bons poderes muito bem guardados, confi antes esperamos o que há de vir. Deus é conosco sempre noite e dia. Assim é certa hoje sua alegria.

Hino de Dietrich Bonhoeffer, Pastor Luterano, preso em campo de concentração e morto pelo regime nazista.  

Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br