Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:04

Carta Pastoral

Fiquem vigiando! A ordem de Jesus está relacionada com a sua segunda vinda e com o estabelecimento do Reino de Deus

Jesus Cristo diz:
Fiquem vigiando!
Marcos 13.37

Fiquem vigiando! A ordem de Jesus está relacionada com a sua segunda vinda e com o estabelecimento do Reino de Deus. Estes acontecimentos serão precedidos por sinais, mas ninguém sabe o dia ou a hora nem o próprio Jesus, por isso o Filho de Deus não permite que alguém use o seu nome para dizer quando tais coisas acontecerão.

No Batismo, Deus perdoa os nossos pecados, nos coloca em comunhão com Cristo e nos dá o dom do Espírito Santo. Deus dá as condições para que a fé produza frutos no discipulado. Nós somos discípulas e discípulos de Cristo e o fruto desse discipulado é o amor. Vigiar é assumir a tarefa de viver o Batismo a partir do amor de Deus. Vigiar é esperar ativamente, fazendo aquilo que nos cabe. É tarefa que cada pessoa tem e que precisa exercer.

Vigiar também pressupõe o olhar compreensivo para as outras pessoas. Não o olhar moralista e preconceituoso de quem somente quer criticar e condenar. Está muito enganada a pessoa que, fazendo isso, julga ‘ganhar pontos’ diante de Deus. Mais que vigiar a vida das pessoas, é necessário se empenhar pelo bem-estar delas e de toda a Criação+. Especialmente neste mês de março, estamos vigilantes pela justiça de gênero e pelo fim da violência contra mulheres. Chega de violência e morte!

Fiquem vigiando, porque a segunda vinda de Cristo pode ser a qualquer momento. Não tem aviso prévio. A ordem para vigiar não quer causar medo, mas apontar para responsabilidades. Se não estivermos vigilantes? Talvez, Jesus precise nos acordar, assim como acordou os seus discípulos no jardim Getsêmani.

Em todo caso, o julgamento cabe a Deus, que julgará cada pessoa de acordo com a sua misericórdia. Ao mesmo tempo que coloca responsabilidade, o lema do mês nos enche de esperança. Jesus virá e a obra do Reino de Deus ficará completa. Por enquanto, fiquemos vigilantes no amor de Deus.

Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br