Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 841

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 14:23

Carta Pastoral

A partir de março de 2020, passamos a conviver com uma pandemia que tem revelado com mais nitidez desigualdades e injustiças.

Se vocês permanecerem na minha palavra,
são verdadeiramente meus discípulos,
conhecerão a verdade e a verdade os libertará.
João 8.31b-32

A partir de março de 2020, passamos a conviver com uma pandemia que tem revelado com mais nitidez desigualdades e injustiças. A pandemia ampliou o abismo que separa pessoas ricas e pobres. Pessoas bilionárias ficaram ainda mais ricas e as pobres ficaram ainda mais empobrecidas. Não bastassem as injustiças e todo o sofrimento causado pela doença e morte, a pandemia também trouxe medo, angústia e insegurança. Neste momento, cresce a pergunta: de onde virá o socorro? (Sl 121.1)

Com mais de 100 mil óbitos em decorrência do Covid-19, o Brasil ocupa a infeliz segunda posição no ranking mundial. Oramos e nos solidarizamos com as famílias dessas cem mil pessoas. Quem faleceu tem nome, história, endereço, familiares. São pessoas de todas as idades e de todos os Estados brasileiros. Diante disso, clamamos a Deus: Senhor, ouve a nossa oração e chegue a ti o nosso clamor (Sl 102.1).

É inaceitável que governantes ignorem a gravidade da pandemia. Quem tem coração corrupto aproveita a situação para práticas ilegais, como revelam denúncias de compras irregulares de equipamentos, medicamentos e construção de hospitais de campanha. Não podemos concordar que a Bíblia e o nome de Deus sejam usados para justificar corrupção, injustiça e morte. Diante disso perguntamos: Por que o caminho dos ímpios prospera? (Jr 12.1).

Felizmente, é possível testemunhar gestos de solidariedade e compaixão. Muitas pessoas lutam para conter o avanço da pandemia, acompanhar pessoas doentes e enlutadas e minimizar os efeitos do isolamento. Estas ações contribuem para que a pandemia não seja ainda mais devastadora.

Ao recomendar a suspensão de atividades presenciais, em março, a IECLB agiu para preservar a vida. Agora, a oração, a pregação, o consolo e o estudo acontecem de outras formas. Vamos continuar neste caminho com perseverança e compromisso com a vida. Porque confiamos que Deus ouve o nosso clamor (Ex 3.7) e vem em nosso socorro (Sl 121.2), temos forças para propor e participar desta reconstrução.

Presidência, Pastoras e Pastores Sinodais da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br