Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 844

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 20:06

Carta Pastoral

Novembro é mês de irmos às urnas

Amado, não imite o que é mau, e sim o que é bom.
Quem pratica o bem procede de Deus;
quem pratica o mal jamais viu a Deus.
3João 11

Novembro é mês de irmos às urnas com o propósito de eleger pessoas para cargos nas Prefeituras e Câmaras Municipais em todo país. Especialmente neste período, temos a expectativa que as pessoas eleitas cumpram o seu dever de legislar e governar com competência, honestidade e para o bem de todas as pessoas. Também nesta época surgem perguntas, tais como: Em quem devemos votar? Adianta votar, se tudo permanece igual? A Igreja e as pessoas cristãs participam da política?

A IECLB é Igreja de Jesus Cristo no país. A sua Missão é propagar o Evangelho de Jesus Cristo, que aponta para o Reino de Deus. Mesmo que o Reino de Deus não seja deste mundo (Jo 18.36), Jesus nos dá a tarefa de ser sal e luz do mundo (Mt 5.13-16). Neste sentido, a IECLB assume o compromisso de promover a paz, a justiça e o amor na sociedade (Constituição da IECLB, Art. 3º). A confi ssão de fé não pode ser desconectada da vivência da fé.

Em 2018 e 2019, o Tema da Igreja foi Igreja, Economia, Política. Conforme vimos, Martim Lutero entendia que a Igreja, a Economia e a Política são instrumentos de Deus para efetuar a sua vontade no mundo. Cada pessoa é chamada para atuar com Deus nestes três âmbitos da vida. Desta forma, também a herança confessional luterana nos compromete com a paz, a justiça e o bem comum.

Um sistema democrático pressupõe a existência de partidos políticos diferentes. A Igreja, como instituição, não tem opção partidária. Cada pessoa tem a liberdade de fazer a sua escolha. A Igreja tem a tarefa de indicar princípios para promover o discernimento.

Que Deus nos ajude a ter um processo eleitoral transparente, justo e pacífico, concedendo sabedoria para escolher propostas que promovam vida digna para todas as pessoas e cuidado com a Criação. Que o bondoso Deus nos ajude a praticar o bem!

Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br