Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre / RS - 15:16

Vida em Comunidade

Por que convidar para o Culto?

O Culto da Comunidade Cristã é encontro que reúne um grupo de pessoas na presença de Deus (ler Jorev n° 813). Da mesma forma que acontece em relação a tantos encontros da nossa vida, é importante que, para o Culto, haja convite e acolhimento. Afinal, é a partir do convite, por meio de um cartão, um e-mail ou um WhatsApp, que nos dispomos a ir ao aniversário. 

Por que convidar para o Culto?

O Culto deixou de ser oportunidade para sair de casa e rever pessoas, como foi outrora. Hoje, a agitação do dia a dia, o incontável número de encontros nos leva a dizer, especialmente no final de semana: ‘Ufa! Finalmente em casa!’. Deixou de ser natural que se queira estar no Culto.

É por isso que temos um instigante desafio nas nossas Comunidades: convidar para o Culto. Isso é tarefa do Ministro, da Ministra, das lideranças, de todas as pessoas que participam do Culto com regularidade. Como convidar?

São muitas as maneiras de convidar pessoas para terem o Culto como encontro importante da vida. Pode-se convidar pelo telefone ou enviando um Whats! Às vezes, é suficiente alguém da família fazer a motivação: ‘Oi, pessoal! Vamos ao Culto amanhã?’. É importante convidar para Cultos com Batismo, Ação de Graças, Oração Memorial, presença de Coral, etc. São oportunidades que despertam interesse e animam a ir.

Há um momento especial para esse convite. Trata-se do abraço de Deus mesmo. Isso é tarefa de quem preside o Culto. Imaginemos: o sino bateu, o prelúdio foi tocado, as velas estão acesas. Criou-se um clima favorável de atenção da Comunidade. Nesse instante, antes do ‘Bom Dia’, importa ouvir a Palavra de Deus, uma frase selecionada da Palavra e que traduz a acolhida e o abraço do Senhor.

Pesquisas sobre o Culto comprovam: essa palavra de acolhida é determinante. É palavra que se torna abraço. É abraço que ampara, acolhe e protege. Esse abraço ficará como convite para retornar.

Converse sobre isso no seu próximo encontro!

P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB

O XXIX Concílio da Igreja, realizado em 2014, aprovou o modelo de avaliação em vigência na IECLB, o que prevê a avaliação como parte integrante do Planejamento, de forma conjunta e integrada, envolvendo Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, (+)



Educação Cristã Contínua

Histórias de vida e fé

Nasci no dia 4 de janeiro de 1933, em Ivoti/RS, na época, Bom Jardim. Fui batizada em 12 de fevereiro de 1933 e confirmada em 3 de dezembro de 1944, pelo Pastor Probst, na Comunidade Sião de Ivoti (hoje, Comunidade Trindade). Frequentei o Ensino Confirmatório na época da Segunda Guerra Mundial e o único material (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br