Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre / RS - 14:17

Vida em Comunidade

Vida em Comunidade

O Culto reúne a Comunidade na presença de Deus. O que acontece no Culto, torna-se convite para que pessoas retornem, ou não (leia mais nas edições anteriores). Por que Prelúdio e sino? Prelúdio é uma peça musical que se executa no início do Culto. Falar no sino e no Prelúdio pode dar a ideia de que não há Culto sem sino e sem Prelúdio tocado em um órgão enorme. Não é isso!

O decisivo no Culto é que se ouça o que Deus nos quer dizer e que nós falemos a Deus sobre as nossas dores, as nossas alegrias, o nosso pecado e lhe apresentemos louvor e intercessão. Mesmo assim, vale a pena perguntar o porquê de se ter no Culto um som parecido ao do sino e boa música! Por quê?

Alguém expressou assim: O sino convida: Vem! Vemm! Vemmm! No início do Culto, o sino sinaliza: agora vai começar! Vamos voltar os nossos pensamentos para o que está por vir! O sino demarca uma distinção entre tempos: agora, Deus quer nos dirigir a sua Palavra. Silenciemos e ouçamos!

Não dispor de torre com sino não é impedimento para que a Comunidade busque uma forma de ‘criar’ o seu sino. Há belas opções. Um singing bowl (sino cantante) pode ser comprado com menos de duzentos reais.

Há maneiras muito interessantes de valorizar a função do sino no Culto, como, por exemplo, dar uma badalada em três momentos do Pai Nosso, nos três Ps: Pai Nosso... Pão nosso... Pois teu é... Significa: o povo de Deus que não está presente no Culto fica sabendo que, nesse momento, uma Comunidade Cristã está em oração, agradecendo e intercedendo.

Quanto ao Prelúdio? É uma peça musical meditativa executada no órgão, tocada no violão solo ou pelo grupo de Músicos, cantada pelo Coral. Por que o Prelúdio contribui para um marcante encontro entre Deus e a sua Comunidade? Porque o Prelúdio congrega e propicia sintonia. Após o sino, o Prelúdio ajuda a criar o ambiente de Culto, prepara as pessoas e as une no mesmo propósito, sensibiliza ante a presença de Deus e expressa a arte e a beleza da Criação.

Sino e Prelúdio... Assuntos para o diálogo no próximo encontro!

P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB

O XXIX Concílio da Igreja, realizado em 2014, aprovou o modelo de avaliação em vigência na IECLB, o que prevê a avaliação como parte integrante do Planejamento, de forma conjunta e integrada, envolvendo Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, (+)



Educação Cristã Contínua

Histórias de vida e fé

Nasci no dia 4 de janeiro de 1933, em Ivoti/RS, na época, Bom Jardim. Fui batizada em 12 de fevereiro de 1933 e confirmada em 3 de dezembro de 1944, pelo Pastor Probst, na Comunidade Sião de Ivoti (hoje, Comunidade Trindade). Frequentei o Ensino Confirmatório na época da Segunda Guerra Mundial e o único material (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br