Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 09:14

Vida em Comunidade

Vida em Comunidade

Encontros de grupos distintos têm muito em comum. Em cada grupo, há quem organiza, quem lidera, quem anima, quem serve, quem cuida da música, etc. Tudo isso se desenrola de acordo com certo jeito, segue um ritual. Assim também é no Culto. No caso do Culto, esse jeito chama-se liturgia.

Liturgia é o jeito como acontece o Culto. Para montar uma liturgia, usa-se um conjunto de elementos distribuídos em uma sequência. Elementos são: as orações (de gratidão, louvor, confissão, intercessão), os hinos, os textos bíblicos, a prédica, o Credo, o Pai Nosso, a bênção, etc. Por que a liturgia do Culto é importante? Por vários motivos. Destacamos três.

Primeiro: se, na condição de indivíduos, temos ritos diários, maior é essa necessidade quando um grupo se reúne. O indivíduo e os grupos humanos precisam de ritos, repetição de gestos, atos, palavras. Para o andamento do Culto, isso é fundamental. A Comunidade quer saber o que virá agora? Isto facilita a participação, envolve e dá sentido ao Culto. É como deitar-se em uma rede e curtir o embalo na brisa mansa.

Segundo: o desenrolar do Culto expressa a unidade da Igreja. Este é um ponto relevante para a IECLB. Os membros querem sentir-se em casa quando participam do Culto em outra Comunidade. Querem participar ativamente e saber que estão na mesma Igreja.

Terceiro: os elementos clássicos do nosso Culto acompanham o povo de Deus ao longo dos séculos e contribuem para que o encontro entre Deus e a Comunidade toque a alma e faça sentido. Se o sino e o Prelúdio já têm importância no Culto, mais relevantes são outros elementos: o Culto em nome de Deus é a certeza que Ele está ali para falar e ouvir. A Confissão de Pecados e o Anúncio do Perdão confi rmam que cremos no Deus que perdoa e quer nova vida. Cada oração é expressão da confiança que Deus ouve a nossa súplica. Quando nos damos as mãos, expressamos que Comunidade é e vive comunhão.

Por que liturgia? Mais um bom assunto para o próximo encontro!

P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br