Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 14:40

Estudos Bíblicos

Onde depositamos a nossa confiança?

Dediquem-se completamente ao Senhor e adorem somente a ele (1Sm 7.3).  

O capítulo 7 do livro de 1Samuel trata sobre o arrependimento do povo de Israel e a intervenção de Deus. O povo havia se afastado de Deus e Samuel faz o papel de intermediário para o retorno de Israel ao Senhor. O povo reconhece os seus pecados e falhas. Deus levanta um juiz e o capacita para reconduzir o povo ao Senhor, deixando para trás falsos costumes e falsos deuses.

Samuel serve a Deus como profeta, sacerdote e juiz. O capítulo ilustra duas funções exercidas pelo sacerdote e ambas apontam para o que podemos denominar ‘Sacerdote ideal’ – Jesus Cristo. No decorrer do texto, em especial nos versículos 8 e 9, Samuel oferece sacrifícios, clama, intercede a Deus pelo povo. Da mesma forma, a intercessão do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por seu povo é feita com base em um ‘supremo’ sacrifício – a morte na cruz.

Conforme 1Jo 2 1-2, ...é por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados e não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. A partir do sacrifício de Jesus Cristo, somos perdoados e perdoadas. Israel devia a sua liberdade à intercessão de Samuel, pois, por meio dela, houve a libertação do jugo filisteu. Nós, como pessoas cristãs, devemos tudo à intercessão e ao sofrimento de Cristo por nós na cruz. Somos pessoas libertas do pecado unicamente pela graça de Deus e pela sua misericórdia.

O texto nos propõe uma belíssima reflexão em torno da nossa confiança em Deus. Afinal, o Senhor ouve o clamor de Samuel. É muito confortante saber que Deus é fiel em todas as suas promessas. Podemos confiar neste Deus que nunca deixará de responder as orações e intercessões dos seus filhos e das suas filhas.

Em nosso dia a dia, também clamamos e Deus nos ouve. Jesus Cristo mesmo prometeu que sempre estaria com as pessoas que nele creem: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28.20). Em humildade e confiança, todos e todas nós podemos dizer, junto com Samuel: Até aqui nos ajudou o Senhor (1Sm 7.12). Deus caminhou ao lado do povo de Israel em meio a muitas provações e assim ao nosso lado também está. Será que confi amos que Deus é conosco? Será que permitimos que Deus caminhe conosco?

No tempo de Samuel, o povo se desviou dos caminhos da fé, cultuou e depositou confiança em outras divindades, esquecendo de Deus, do seu amor e se perdeu. Talvez, as pessoas daquela época também buscassem caminhos e soluções rápidas. Vivemos em ‘tempos modernos’, marcados pela rapidez das informações. Os nossos smartphones e computadores facilitam a propagação de informações (verídicas ou não).

É possível perceber a grande quantidade de ofertas e soluções milagrosas para relacionamentos, famílias e outras dimensões da vida. Em meio a tudo isso, muitas pessoas se perdem ou são iludidas. É necessário usarmos da nossa fé e do discernimento que ela nos dá para optarmos entre o bem e o mal, entre o caminho da confiança em Deus e o caminho fácil. Deus nem sempre responde imediatamente aos nossos pedidos e segundo o nosso anseio. Deus tem o seu tempo. Onde depositamos a nossa confi ança? Como e para quem clamamos?

Quando sofremos, perdemos pessoas queridas do nosso convívio, Deus se apresenta como consolador, que nos envolve no seu amor e na sua misericórdia. É Deus que nos tem protegido e sido auxílio em nossas tribulações. É sempre bom lembrar das palavras do apóstolo Paulo em 2Coríntios 12.9a: a minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco. Deus nos capacita e sustenta, não nos cobra nada, simplesmente espera que sejamos seus instrumentos nesta terra, semeando e vivenciando sinais do Seu Reino.

Segundo Peter Strauch, em um tradicional e conhecido canto luterano ‘os que amam Deus serão iguais ao brilho do sol ao amanhecer’. A cada novo dia, temos uma oportunidade de servir, em palavras e ações. A palavra nos desafi a a servir somente a Deus, propagando este ‘brilho’ da Boa Nova da Salvação para todas as pessoas.

Que Deus nos acompanhe e nos dê discernimento nesta Missão!

Pa. Paula Naegele | Ministra na Paróquia de Farroupilha/RS 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br