Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 826

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 15:06

Estudos Bíblicos

Como será agora? Jesus ficará entre nós?

Você já sentiu sonhos e projetos ruírem? Você passou alguma vez pela sensação de abandono? Você já viveu um vazio existencial? Você já se sentiu sem rumo na vida?

Há situações e circunstâncias na vida que nos deixam em um grande vazio existencial. Os discípulos de Jesus vivenciaram essa situação com a crucifi cação e morte de Jesus. A caminhada ao lado do Mestre havia sido tragada pela cruz. A sensação era de abandono. A pergunta que não queria calar: O que fazer da vida agora? Ainda existe um sentido para a vida?

Em meio a tantas perguntas, os discípulos são surpreendidos com a Boa Nova. As mulheres, Maria Madalena e Maria, testemunhas da ressurreição, ouvem de Jesus: Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali (Mt 28.10). Informados da Boa Nova, os discípulos se põem a caminho da Galiléia. Lá encontram o Mestre. Há um misto de sentimentos. Apesar de estarem na presença de Jesus, do ressuscitado, dúvidas afl oram: Como será agora? Será que Jesus vai nos recriminar pelo abandono? Haverá continuidade no trabalho com Jesus? Será que Jesus ficará entre nós?

Jesus se aproxima deles. Com a proximidade, revela cuidado. Ao falar que o seu poder no céu e na terra emana de Deus, conforta-os. Lembra-os, na verdade, que é Filho de Deus. Que Deus não o abandonou. Que Deus o ressuscitou. Que ele não está aí para recriminá-los, mas que quer contar com eles para que a Missão de Deus se concretize no mundo, por isso diz: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. Eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos (Mt 28.19-20).

Com estas palavras de Jesus, a vida dos discípulos ganha novos contornos. A vida, que parecia sem rumo e sem sentido, ganha uma nova motivação. O medo, o isolamento, a frustração e o desamparo dão lugar à alegria pela vida.

Jesus não só conforta os seus discípulos, mas os desafia a sair para o mundo. Desafia-os a falar do projeto do Reino. Envia os a falar sobre a graça e a misericórdia de Deus reveladas na cruz. Para esse desafio, recebem uma grande certeza: não estarão sozinhos. Lembrem-se disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Deus conhece as nossas crises existenciais. Sabe das nossas angústias, dos nossos medos e dos nossos sofrimentos. Ele é um Deus sensível à dor, aos fl agelos e às tragédias humanas, por isso veio ao mundo em Jesus Cristo para estar ao nosso lado.

Batizar e ensinar são dois dos seus chamados. Por quê? Como diz no Guia Nossa Fé-Nossa Vida: ‘Pelo Batismo, participamos da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós. Somos marcados por sua cruz, que é a vitória sobre o nosso fracasso e o ponto de partida para um novo começo. Aceitos por graça, somos chamados e chamadas a andar em novidade de vida, oferecendo-nos a Deus como instrumentos de justiça’. Pelo Batismo, nos conscientizamos que somos seus filhos queridos e suas filhas queridas e que ele estará conosco na alegria e na dor.

Pelo ensino da Palavra, testemunhamos que Jesus é o Emanuel, o Deus conosco (cf. Mt 1.23). Testemunhamos que a Palavra de Deus é que reconduziu os discípulos no caminho do testemunho após a morte e ressurreição de Jesus. Testemunhamos que a Palavra de Deus é que nos santifica, justifica e capacita para sermos discípulos de Jesus, pois é isso que nos ensina a explicação de Lutero da terceira parte do Credo Apostólico: ‘Creio que por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele, mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, reúne, ilumi na e santifica toda a Igreja na terra e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta Igreja ele perdoa, cada dia e plenamente, todos os pecados a mim e a todas as pessoas que creem. No último dia, ressuscitará a mim e a todos os mortos e dará a vida eterna a mim e a todas as pessoas que creem em Cristo’.

Há muitas coisas que nos abatem diariamente. Há muitas forças que nos querem ver desistir. Entretanto, a Palavra animadora de Jesus é: Lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Essa é a sua promessa. Todos os dias são realmente todos, inclusive aqueles em que julgamos estar sozinhos, abandonados à nossa angústia, fraqueza e sofrimento.

P. Ernani Röpke | Ministro na Paróquia Cantareira, em Tremembé/SP 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br