Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 19:27

Estudos Bíblicos

Como és grande, ó Senhor, nosso Deus!

O Lema do Mês foi tirado de uma oração de agradecimento do rei Davi (2Sm 7.18-29). Esta oração faz parte de um bloco que engloba os capítulos 5 a 8 do livro de 2Samuel e narra a consolidação do reinado de Davi sobre Judá e Israel: a conquista de Jerusalém, vitórias militares, expansão do reino e a transferência da Arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus, para Jerusalém.

O capítulo 7.1-17 traz uma promessa de Deus a Davi. O profeta Natã, que estava ligado à corte real e era conselheiro do rei Davi, anunciou a promessa: Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre (2Sm 7.16). A tua casa e o teu reino... teu trono... para sempre... Deus promete construir para Davi uma casa, isto é, uma dinastia. A sua descendência reinaria para sempre. Esta promessa é um dos textos mais signifi cativos do Antigo Testamento, porque sobre ela se fundamenta uma esperança: a esperança do Messias (Messias signifi ca Cristo em Grego e Ungido em Português).

Em Cristo, Deus cumpriu a sua promessa. As primeiras palavras do Novo Testamento (Mt 1.1-17) lembram que José era da casa de Davi, por isso ele e Maria foram alistar-se em Belém, a cidade de Davi, conforme determinava o decreto do imperador Augusto, onde nasceria Jesus.

O capítulo 7 de 2Samuel inicia contando dos planos de Davi, que queria construir uma ‘casa’ para Deus. Tendo chegado ao topo do poder, ele sente que algo não está certo e sabe que deve o seu sucesso ao Senhor dos Exércitos. Deus está muito acima dele. Como pode ser que o rei habite a sua própria ‘casa’ e todos podem ver o seu poder enquanto a arca de Deus continua sendo abrigada em uma tenda?

Se o Deus de Israel está acima de Davi, então isso precisa ficar visível por meio de uma ‘casa de cedros’, um templo que representa toda a grandeza desse Deus. A tenda, segundo a lógica do rei, não refl ete condignamente a glória e a majestade de Deus, por isso Davi quer construir um templo digno da glória do Senhor.

Lema do Mês Não há ninguém igual a ti; somente tu és Deus; não existe outro. 2Samuel 7.22

O profeta Natã é da mesma opinião e dá o seu aval ao projeto de construir um templo para a arca de Deus. Ele presume que haja uma sintonia grande entre o rei e Deus, que tem aprovado tudo o que Davi faz. Prova disso é o sucesso do rei em todos os seus empreendimentos: o Senhor é contigo (v. 3). Os planos do rei (tudo quanto está no teu coração, v. 3) são também os planos de Deus, deduz o profeta.

Não é bem assim... A palavra do Senhor veio a Natã (v. 4) e corrigiu a opinião do rei e do profeta. Não será Davi a construir uma ‘casa’ para a arca de Deus, mas o herdeiro de Davi, Salomão (1Rs 6).

Não deve ter sido fácil para Davi aceitar esta mudança, mas ele reconhece que as coisas não acontecem como ele queria e, ao ouvir a promessa que Deus construiria uma ‘casa’ para ele, que a sua descendência reinaria para sempre, ficou maravilhado, agradeceu e engrandeceu o Senhor.

Na sua oração de agradecimento, Davi lembrou do amor de Deus ao libertar o povo de Israel das mãos de muitos inimigos e da prosperidade do seu reinado. Louvou ao Senhor especialmente pela promessa revelada por meio do profeta Natã, de que a sua descendência reinaria para sempre: Como és grande, ó Senhor, nosso Deus! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és Deus, não existe outro (2Sm 7.22).

O versículo fala sobre o respeito e a consideração diante da grandeza de Deus. Davi mostra profunda sabedoria de vida. É preciso ter em mente que as coisas nem sempre são como a gente quer. Às vezes, a vida segue por caminhos diferentes. Também Deus têm planos para nós.

Todos já sabem disso... Faço planos, estou animado com certo projeto, então surge algo, há obstáculos no caminho e já não consigo mais avançar nem tenho forças para isso. Em algum momento, preciso reconhecer: o que planejei é demais para mim, não vou conseguir fazer.

Talvez seja uma das coisas mais difíceis da vida: reconhecer os próprios limites, abrir mão de planos, descer até o chão da realidade. No início, fi co triste, mas, em algum momento, também humilde e grato, pois é libertador não precisar mais correr atrás de algo que está além dos próprios limites. É libertador deixar-me dizer que outro vai fazer.

Que Deus nos ilumine e guarde! Amém!

P. Dieter Juergen Thiel | Ministro na Paróquia Apóstolo João, em Pomerode/SC 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br