Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 833

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:24

Estudos Bíblicos

Confiança em meio ao sofrimento

O Lema Bíblico do Mês é parte de um versículo do livro de Jó. Dentro e fora do âmbito da Igreja, Jó é conhecido porque o seu sofrimento, as suas tribulações e a sua confiança em Deus são inspiração para muitas pessoas até hoje.

Na história de Jó, Deus parece agir diferente que de costume. As suas promessas parecem não se cumprir. Jó, um homem temente a Deus, passa por sofrimentos e perdas que, aos nossos olhos, parecem imerecidas. O contexto em que se encontra o Lema Bíblico nos relata a situação de abandono experimentada por ele:

- Jó se queixa do julgamento dos seus amigos, pois as palavras deles o magoam e afligem.

- Jó se queixa de Deus, porque não ouve mais a sua oração, tirou-lhe a dignidade, arrancou-lhe a esperança e age como se fosse seu inimigo.

- Jó se queixa de ser abandonado e ignorado pelos seus, pois muitas pessoas do relacionamento pessoal parecem o ter abandonado.

Jó se sente sozinho, em pele e osso. Mesmo assim, em meio à situação de profundo lamento, clamando por misericórdia e socorro, Jó muda o seu discurso, consegue olhar para outra direção. Ele não desiste de lutar e permanece fi rme diante de Deus.

Jó declara, conforme o Lema deste mês: Pois eu sei que o meu defensor vive (Jó 19.25). Essas palavras expressam convicção e fé. No entanto, elas parecem contradizer tudo o que Jó havia dito até então, nos capítulos anteriores (leia desde Jó 3).

Em sua instabilidade, Jó demostra a sua natureza humana. Em meio à confusão de sentimentos na qual Jó se encontra, percebemos que a chama da fé e da confi ança emergem.

A quem ele se refere? Quem seria o defensor, o redentor, o resgatador de Jó? O termo go’ él, da Língua Hebraica, significa, literalmente, resgatador. Esse termo era usado para se referir ao parente mais próximo de uma pessoa, destinado a libertar, resgatar, auxiliar quem passava por necessidade.

Aqui, percebemos que Jó chama Deus de ‘Resgatador’, porque, para ele, o mesmo Deus que julga é aquele que vai resgatá-lo, salvá-lo do seu sofrimento.

Quem de nós já experimentou situações parecidas com as de Jó?

Como sentimos Deus nestes momentos de sofrimento?

Sabemos reconhecer o sofrimento e o abandono na vida das pessoas que convivem conosco?

Qual é a nossa atitude diante do sofrimento de outras pessoas?

Provavelmente, já experimentamos ou ainda vamos experimentar momentos de sofrimento, solidão, doença, perda de pessoas ou de bens. Estas são consequências da queda do ser humano desde Adão. Este não era o plano original de Deus para nós, mas, desde que o pecado entrou na história da humanidade, experimentamos a vida longe do ideal, longe do Paraiso sonhado por Deus.

Jó viveu o sofrimento de maneira bastante intensa, mas não desistiu de acreditar que Deus muda o percurso, que Ele tem planos bons, que Ele defende, que Ele resgata, que Ele salva. Por meio de Jesus Cristo, nós conhecemos o maior plano resgatador de Deus. Em Jesus Cristo, Deus ouviu o clamor não só de uma pessoa, mas de toda a humanidade: o clamor por salvação.

Jesus também experimentou abandono, sofrimento e até a morte. Tudo por amor a nós, humanidade caída. Melhor que qualquer pessoa, Jesus sabe o que é sofrer e sofre conosco.

Logo, só Jesus pode trazer esperança de nova vida – aqui e para depois. Hoje, podemos afirmar: o nosso Redentor, o nosso Salvador, vive! Nele há consolo, força e restauração.

Que a fé em nosso Redentor Jesus Cristo nos ajude em nossos sofrimentos. Que possamos ir ao encontro das outras pessoas, lembrando que temos um Redentor vivo, que já carregou por nós a mais cara, pesada e difícil carga, nos trazendo verdadeira esperança de vida.

Pa. Sinara Grellmann Kammers | Ministra na Paróquia São Lucas, em Pomerode/SC 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br