Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Segunda-feira, 26 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 19:32

Estudos Bíblicos

Força, coragem e paz no coração!

Preparo este Estudo Bíblico em um momento muito difícil. Sob a pandemia da Covid-19, há muito sofrimento perto e longe de nós. Com milhares de óbitos e pessoas infectadas, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de distanciamento social. No isolamento, a nossa alma é invadida pelos sentimentos de impotência, angústia, medo e incerteza. O que fazer diante de situações assim? Aonde buscar conforto e orientação?

O Lema Bíblico do Mês é parte de um versículo do livro 1Reis, que conta o final da vida do rei Davi e a escolha de um novo rei, o filho, o Salomão, com apenas 20 anos de idade. Salomão era um jovem sábio, conhecido e respeitado por toda a região. Até de terras mais distantes vinham pessoas em busca do seu conselho.

O contexto em que se encontra o Lema Bíblico relata a atitude, o reconhecimento e a confiança de Salomão para com Deus e se dirige em oração: ... Salomão foi e ficou em frente do altar. Levantou as mãos para o céu e disse: Ó Senhor, Deus de Israel! Não há igual a ti em cima do céu nem embaixo da terra (v. 22-23). Salomão ora a Deus e a sua atitude é de reverência, humildade e dependência total.

Na sua oração, também surge a dúvida: Será que, de fato, ó Deus, tu podes morar no meio de nós, criaturas, aqui na terra? (v.27). Como seres humanos, muitas vezes somos como Salomão. Por mais que pensemos estar firmes na presença de Deus, há momentos que surgem as dúvidas. Temos dificuldade de perceber Deus em todos os momentos e em todas as situações.

Em oração, Salomão pede a Deus que atenda às súplicas do povo: Quando nessa terra houver falta de alimentos ou houver pragas ou as colheitas forem destruídas... ou quando o povo for atacado pelos inimigos ou quando houver peste ou doença entre o povo, escuta as suas orações (v. 37-38). O sentimento é de empatia e compaixão pelos momentos difíceis. Nestes momentos, é fundamental a confiança em Deus.

Salomão reconhece a onisciência de Deus e sabe que de Deus dependem todas as coisas, conforme o Lema do Mês: Só tu conheces os pensamentos secretos do coração (1Rs 8.39). No Salmo 139, o rei Davi também confessa que Deus sabe de tudo e pode tudo: Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que eu vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder (v.4-5).

Quais são os pensamentos secretos do coração quando precisamos fazer as nossas escolhas?

Os nossos pensamentos estão em coerência com o nosso agir?

O que aprendemos com a atitude de Salomão?

Oramos pelas outras pessoas que vivem em situação de risco pessoal e social?

Aonde, de fato, buscamos alimentar os nossos pensamentos em momentos de sofrimentos?

Mesmo sabendo que há pensamentos que não agradam a Deus, que nos afastam da sua vontade, é bom ter certeza que Deus conhece os nossos pensamentos secretos. Em nosso relacionamento com Deus, podemos confiar e entregar as nossas angústias, as nossas falhas, as nossas incertezas e os nossos medos.

A certeza que Deus conhece o nosso íntimo deve nos ajudar a reconhecer o seu grande amor e a sua proteção por nós. É impossível fugir de Deus, onisciente e onipresente, conforme o Salmista afirma: Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde eu posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se eu descer ao mundo dos mortos, lá estás também(Sl 139.7-8).

Ao confiarmos que Deus nos ama e que nos tem sob os seus cuidados, encontramos força, coragem e paz no coração. Alimentemos os nossos pensamentos nos preceitos de Deus: Tenha cuidado como que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos (Pv 4.23).

O Senhor Deus diz: Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos e eu não ajo como vocês (Is 55.8). Que Deus nos guie e nos dê discernimento por meio dos nossos pensamentos e no nosso agir no dia a dia. Amém.

Diác. Davi Haese | Projeto Missionário Nordeste MG e Sul BA 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br