Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 839

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:27

Estudos Bíblicos

Palavras, gestos e ações...

O Lema do Mês de Julho é uma palavra dirigida ao profeta Elias em um momento de desânimo e angústia profunda. Por meio do anjo, com a sua Palavra e o seu gesto, Deus intervém na vida de Elias com um toque de amor.

Elias foi um profeta muito importante e tem a sua história narrada nos livros de 1Reis (17-19, 21) e 2 Reis (1-2). Exerceu o seu ministério no Reino do Norte de Israel durante os reinados de Acabe e Acazias, entre os anos 874 e 852 a.C. Era um período marcado por fome, miséria, corrupção e idolatria. O signifi cado do seu nome é Javé é Deus e essa foi a sua principal tarefa nesse contexto: proclamar que há um único Deus.

O rei Acabe havia se casado com Jezabel, que trouxe a sua religião e o culto ao deus Baal para a região da Samaria. Com isso, algumas pessoas do povo de Deus passaram a adorar também a Baal. Neste contexto, Deus chama Elias para agir e ele mostrou-se um homem corajoso, forte e de grandes feitos. Profetizou grande seca (1Rs 17.1ss), fez milagres (1Rs 17.17ss), enfrentou inimigos. Em tudo, foi motivado e sustentado por Deus. O seu trabalho exemplar o tornou um grande adversário de Jezabel e dos adoradores de Baal.

O auge do conflito ocorreu quando Elias propôs aos adoradores de Baal que preparassem um sacrifício, cada um ao seu deus, sem colocar fogo nele. Aquele que pegasse fogo sozinho demonstraria qual era o deus verdadeiro. O sacrifício que pegou fogo foi o que Elias preparou e muitas pessoas que viram o que aconteceu confessaram: O Senhor é Deus!

Depois disso, Elias foi ameaçado e precisou fugir para o deserto. Lá, ocorreu uma mudança drástica. O desânimo fez com que desejasse a própria morte. Muito triste, se deitou embaixo de uma árvore e clamou a Deus para que lhe tirasse a vida (1Rs19.4).

É nesse contexto que Deus toca Elias em sua fragilidade, lhe recobra as forças e abre o horizonte de possibilidades de vida. Deus permitiu que Elias se debruçasse sobre a sua dor. Por meio do anjo, providenciou subsistência das necessidades básicas e depois deu a instrução: Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem. Fortalecido, Elias caminhou por 40 dias e 40 noites em direção ao Monte Horebe, onde teve uma experiência profunda de encontro com Deus. Deus o encaminhou a outros lugares, a fim de preparar novas lideranças políticas para o povo e despertar um novo profeta (Eliseu) para assumir o seu lugar.

Elias, em muitos aspectos, é semelhante a nós: às vezes, animado e produtivo, e, outras vezes, sem sentido para viver. Em muitos momentos, sentimos desânimo, angústia, temos dúvidas e medos. Em nossas angústias, temos dificuldade de sentir a presença e o cuidado de Deus. Nestas ocasiões, assim como fez com Elias, Deus usa diversas formas para nos tocar. O toque pode ser de uma pessoa amiga que nos faz olhar para fora da nossa dor. Esse toque não é necessariamente um toque físico, mas algo que alcança o nosso coração com palavras, gestos e ações. É o toque de Deus que nos fortalece. Para percebê-lo, é preciso abrir e ouvir o nosso coração e deixar que o toque do amor de Deus nos cure.

Pa. Roana Clara Gums | Ministra na Comunidade Concórdia, em São José dos Pinhais/PR 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br