Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 840

Sexta-feira, 27 de Maio de 2022

Porto Alegre / RS - 12:22

Estudos Bíblicos

Em todos os lugares da nossa vida Deus está presente

Na Língua Hebraica, a palavra Salmos (Tehillim) significa cânticos de louvor, louvores. No Grego, idioma em que foi escrito o Novo Testamento e traduzida a Bíblia Hebraica, Psalmos significa canção ou som das cordas. O livro dos Salmos é, portanto, um hinário. É um livro poético para ser cantado.

Estas canções eram geralmente usadas no âmbito do Culto no Templo de Jerusalém, mas também nos Cultos nas sinagogas e nas celebrações em casa. Os Salmos possuem uma distinção entre Salmos de louvor e de lamentações.

Quase metade dos 150 Salmos são atribuídos ao rei Davi (73). Além do mais importante rei na história do povo judeu, Davi também era um renomado Músico, Poeta e grande sábio, assim como Salomão, seu descendente. Tocava a Lira, instrumento parecido com uma harpa. Há, no entanto, dúvida se todos estes Salmos foram, de fato, escritos por Davi ou se eram apenas inspirados ou dedicados a ele.

Estes Salmos eram usados para expressar diante de Deus o que estava no coração das pessoas, que viviam a sua fé em Comunidade: oração, louvor, manifestação de sabedoria e expressão de lamento.

É muito importante lermos o nosso versículo (139.14) no contexto do Salmo como um todo. A palavra hebraica para descrever o tipo de Salmo que agora estudamos, é hodah, que significa louvar, confessar ou reconhecer.

O Salmo 139 expressa a compreensão que nenhum limite é capaz de afastar Deus de nossas vidas. Deus já conhecia as nossas vidas mesmo antes de sermos formadas e formados e já escreveu a história de todos os nossos dias no seu livro. O mistério de Deus e a sua sabedoria cósmica nos ajudam a entender que tudo que acontece em nossas vidas faz parte da sua vontade.

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.

Para o Estudo, sugiro dividir o versículo em três partes:

- Graças te dou...

Nos versículos 1-13, o salmista afirma que: Deus sonda e conhece-o em seu íntimo, sabe de todos os seus movimentos, conhece as suas palavras mesmo antes de se formarem, reconhece que Deus está com o salmista em qualquer lugar e que não há trevas que possam obscurecer a visão de Deus. Este conhecimento divino é insondável ao salmista, por isso, no versículo 14, o salmista manifesta a única resposta que pode ter diante da presença de Deus em sua vida: gratidão!

- Visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste

Somos criaturas feitas por Deus, planejadas por Ele de modo maravilhoso. Nada em nossas vidas lhe escapa. Gosto particularmente da expressão ‘assombrosamente’, que entendo ser mal traduzido na Linguagem de Hoje por ‘temor’. Não devemos temer a Deus, mas nos maravilhar, nos espantar com a profunda ciência que manifesta na sua Criação, o que inclui cada um e cada uma de nós. Somos resultado de um milagre planejado por Deus. Nenhum de nós é desprezível ou tem valor diminuído em uma Criação tão bem-feita e planejada.

- As tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem

Este Salmo é fruto de um processo de sondagem profunda, em que o salmista olha para a sua própria vida. Na nossa espiritualidade cristã, temos a oportunidade de reconhecer a riqueza e a beleza das nossas vidas. Gratidão, espanto com a sabedoria de Deus e reconhecimento do nosso valor intrínseco são fruto da nossa sondagem pessoal e de uma espiritualidade profunda.

P. Dr. Felipe Gustavo Koch Buttelli | Ministro na Comunidade de Goiânia/GO 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br