Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 08:32

Fé Luterana

Simul justus et peccator

O Tema e Lema da Igreja para 2019 nos instigam a refletir e promover a paz a partir da Igreja, da Economia e da Política. Todas as pessoas e as organizações, direta ou indiretamente, estão envoltas nestas três Ordens da Criação, segundo Lutero. Deus, por meio das Ordens e da sua atuação fidedigna dá sinais do Reino no mundo.

O Reino de Deus é definido biblicamente como sendo lugar onde Deus habita e vive com o seu povo, lugar em que as coisas velhas ficaram para trás, lugar onde dor, sofrimento e morte não existem mais. A reflexão vem acompanhada de uma arte como expressão incomensurável e maravilhosa em que pessoas diferentes estão construindo uma ponte para com o irmão e a irmã se encontrar e da paz desfrutar.

A conjuntura eclesiológica, econômica e política atual não se traduz em um ambiente de paz. Visível e audível são as dificuldades de convivência com pessoas diferentes. Infelizmente, a diversidade, maior riqueza que Deus nos deu, é menosprezada e mola propulsora para destilar ódio, sofrimento, perseguição e morte, bem como fomentadora de polarização.

Vivemos um tempo em que as pessoas de ambas as margens do rio só enxergam e falam sobre as imperfeições das pessoas da outra margem. Todavia, as pessoas de ambos os lados, quando olham para si mesmas, dizem: ‘Deus, quando vier da glória, irá nos salvar e os ‘do lado de lá’, para o inferno designar, pois somos as melhores pessoas do mundo’. Diante desse quadro, de que maneira compreender, refletir e promover a paz de Cristo neste ambiente como pessoas evangélicas de confissão luterana?

Lutero, em seu contexto vivencial no século 16, não muito diferente do nosso, ocupou-se em clarificar a essência do ser humano e a definiu como sendo, simultaneamente, justa e pecadora (Simul justus et peccator). Esta confissão é revolucionária no tempo de Lutero e também no nosso contexto, em que temos como Missão dar sinais do Reino de Deus.

Tu, Senhor Jesus, és minha justiça, mas eu sou o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu e deste a mim o que é teu.

A dicotomia justo x pecador e bem x mal potencializa a polarização, a guerra, a condenação de algumas pessoas para o inferno e autojustificação de outras aos céus. Se confiamos na nossa retidão para chegar ao céu, estamos fundamentados em coisas vãs. Cremos que a nossa justiça, recebida pela fé, está em Cristo. Para dar sinais do Reino, promover a paz de Cristo e ir ao encontro das pessoas diferentes, preciso ter ciência que sou um pecador miserável, que necessita da graça incondicional de Jesus.

A Boa Nova que a IECLB, como herdeira da Reforma, tem é: somos pessoas declaradas justas por Deus não com base nas nossas obras, mas no que Cristo fez por nós. Então, ao ir ao encontro da outra pessoa, é necessário vê-la com essa essência, de pessoa justificada em Cristo, e que, ao mesmo tempo, é pecadora, pois não faz o bem que quer, mas justamente o mal que não quer (Rm 7.19).

Que o Pai e o Filho nos ajudem e nos iluminem com o Espirito Santo para permanecermos neste princípio, de modo que não caiamos no prazer da autojustificação, pois Cristo é a nossa justiça e nós somos o seu pecado. Que possamos desfrutar de um mundo com mais paz de Jesus!

Para refletir, leia Romanos 5.1-11

P. Mauri Magedanz | Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Centro-Campanha-Sul e Ministro na Paróquia de Sinimbu/RS

 

Como promover a paz sendo pessoa justa e pecadora?

A partir de uma reflexão mais detalhada sobre a natureza e a condição humana diante de Deus, creio que vamos concordar com o Reformador Martim Lutero: a pessoa cristã é, de fato, justa e pecadora. Nascemos em pecado e continuamos sendo pessoas pecadoras, mas, por graça e fé em Jesus Cristo, nos tornamos também pessoas justas diante de Deus. O reconhecimento dessa ação de Deus promove, na vida da pessoa cristã, alegria, paz e convida a agir em gratidão no testemunho.

O Lema Bíblico que ilumina o Tema da IECLB para o ano de 2019 destaca as palavras de Jesus: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27). Temos a Missão de administrar e propagar a paz de Jesus Cristo no mundo. Diante disso, cabe a pergunta: Como posso promover a paz de Jesus sendo uma pessoa justa e pecadora?

Primeiramente, preciso lembrar que a luz, a orientação e o impulso vêm da ação do Espírito Santo. A partir do Espírito Santo, se manifestam a transformação e os frutos na vida das pessoas que levam o Evangelho e, igualmente, recebem da Boa Nova, da Boa Notícia de vida e salvação.

Nascemos em pecado, mas, por graça e fé em Cristo, nos tornamos também pessoas justas diante de Deus.

Quem anda sob a orientação do Espírito Santo, não se deixa guiar pelos próprios prazeres e pelas próprias vontades, mas por aquela que vem do Senhor, que conduz para a salvação. No Espírito Santo, é possível servir neste mundo conturbado e fazer diferença. Para isso, precisamos deixar Deus ser Deus em nossas vidas.

A paz que Jesus deixa é diferente da paz que geralmente imaginamos. A paz de Jesus é transformadora. Essa paz de Jesus brota de um relacionamento de amor com Deus, o Pai. Viver essa paz continua sendo o grande desafio da Igreja para dentro da sociedade. Exige humildade, obediência e reflexão frente à realidade. Requer escutar, olhar, sentir a dor, as necessidades, para compreender e, então, promover transformação. A nossa Missão como Igreja é contribuir para que a paz transformadora de Jesus Cristo chegue a todas as pessoas.

Promover a paz requer atitudes corajosas para fazer frente à desesperança com esperança, atitudes que nos levam a perguntar constantemente pelo lugar de Deus, de Jesus Cristo, o lugar da verdade, da justiça, do amor, da liberdade, do respeito, da paz... Esses valores próprios do Evangelho devem ser resgatados e fortalecidos pela Igreja em comunhão com a sociedade.

Nos últimos tempos, temos vivido grandes turbulências. O clima de insegurança tem afetado muitas pessoas. O clamor pela paz continua presente entre a população. Também em nossa Igreja. Nessa realidade, Jesus Cristo diz: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou.

Essa paz devemos semear, propagar. Fácil? Não! Possível, entretanto, na força do Espírito Santo. O convite é para que cada um, cada uma de nós faça a sua parte.

Que Deus nos abençoe nessa Missão. Amém!

Para refletir, leia João 14.16-31

P. Mário Maass | Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Rio Paraná e Ministro na Paróquia de Vila Nova, em Toledo/PR 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br