Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 794

Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Porto Alegre / RS - 06:21

Formação - Diaconia

Secretaria da Ação Comunitária

O cuidado com a casa de Deus

   - Faz parte das atribuições da Secretaria da Ação Comunitária fomentar o cuidado com as atividades que acontecem na vida das Comunidades: as suas reflexões, os seus trabalhos diaconais, as suas preocupações sociais, os seus desejos de justiça social e de gênero, o respeito entre as gerações e assim por diante.

   No centro dessa vida comunitária intensa, está o culto. Para ele confluem todas as pessoas que participam, de uma forma ou de outra, da vida da Comunidade. Para ajudar a tornar o culto cada vez mais significativo, atrativo e, portanto, central, temos uma Coordenação de Liturgia, ocupada pela Cat. Dra. Erli Mansk.

   É importante que cuidemos bem dos espaços comunitários de encontro com Deus. O cuidado com a casa de Deus foi o tema de um Seminário no Sínodo Vale do Taquari, no dia 23 de abril de 2016. Participaram 24 lideranças comunitárias, entre essas, pessoas que integram o Presbitério, a OASE, o trabalho com crianças, Ministros, Ministras e pessoas que cuidam do templo. A Coordenadora de Liturgia fez a assessoria.

   O tema Cuidado com a casa de Deus nos leva a refletir sobre o significado do culto para a vida da Comunidade. O espaço é simbólico, está relacionado com aquilo que acontece neste lugar. Neste sentido, preparar a casa de Deus implica criar um ambiente bom, agradável, acolhedor, de comunhão, de alegria, que dá vontade de estar ali como uma grande família na presença de Deus. Tal ambiente não requer, necessariamente, luxo ou riqueza. Lembremos que foi na simplicidade e a pobreza de uma manjedoura que Deus escolheu para se manifestar e dizer que veio habitar entre nós! A simplicidade é o caminho, o Evangelho é a arte e sublime é o mistério de Deus!

   Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo - Salmo 27.4.

Cat. Dra. Erli Mansk
Coordenadora de Liturgia
P. Dr. Mauro Souza
Secretário da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br