Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 801

Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Porto Alegre / RS - 05:42

Formação - Diaconia

Secretaria da Ação Comunitária

   A tradição do Coral Luterano - Junto com o movimento da Reforma, surge um jeito de fazer música que costumamos chamar de Coral Luterano. Costumamos dizer que ‘o Coral é uma tradição luterana’, mas sobre o que, exatamente, estamos falando? Na Língua Portuguesa, os termos Coro e Coral se confundem, o que leva a pensar que Coral Luterano seja o agrupamento de pessoas para cantar em conjunto. 

   No entanto, Coral Luterano é uma forma musical (ou seja, o tipo de música que se canta e não o grupo que executa). Foi uma nova forma que surgiu, frente à complicada polifonia ou ao canto gregoriano, que exigiam grande preparo dos Cantores. Até ali, a Comunidade não cantava na Igreja. Quem cantava era o clero, treinado para o canto. O Coral Luterano é que inaugura o canto comunitário.

   Como podemos definir o Coral Luterano? É a música composta para ser cantada pela Comunidade nos cultos. Possui melodias curtas, vigorosas, com extensão e saltos melódicos adequados ao canto em grupo e com ritmos fortes e fáceis de assimilar. O texto é rimado e organizado em estrofes. Agora, o texto aparece em Alemão e não em Latim.

   O canto comunitário foi um dos mais centrais ideais musicais da Reforma. A Comunidade é seu próprio coro, cantando em uníssono, ou seja, todas as pessoas cantando a mesma melodia. Somente mais tarde é que se pensou em criar harmonias para que um grupo de Cantores (que chamamos de Coro) pudesse executar juntamente com a Comunidade. Foi o que Bach fez ao final das suas cantatas. Comunidade e sopranos cantando a melodia, Contralto, tenor e baixo completando a harmonia.

   O Coral Luterano assegura, em primeiro lugar, a participação efetiva das pessoas no canto da Comunidade – antes da performance de um grupo de especialistas. Como nós temos compreendido o Coral Luterano e o quanto isso tem colaborado para a manutenção de conceitos centrais da Reforma?

Dra. Soraya Heinrich Eberle
Coordenação de Música da IECLB
Secretaria da Ação Comunitária
Secretaria Geral IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br