Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 21:01

Educação Cristã Contínua

Respeito à diversidade: variedade, pluralidade, diferença

O Apóstolo Paulo escreveu: Em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado beber de um só Espírito, porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo (1Co 12.13-15).

Todas as pessoas crentes, independente do gênero, da raça e da classe social, são batizadas no Corpo de Cristo e recebem o Espírito de Cristo. Isso não faz as diferenças desaparecerem, mas as torna sem efeito quanto ao acesso das pessoas a Deus.

Diversidade significa: variedade, pluralidade, diferença. A diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como linguagem, tradições, religião, costumes, organização familiar e política, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território. Diversidade étnica é a união de vários povos em uma mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos com afi nidades de origem, história, idioma, religião e cultura, independente do país em que se encontram.

Não apenas na ficção, mas também em alguns momentos da história da humanidade, houve pessoas que queriam dominar o mundo, impondo as suas ideias, a sua cultura e a sua vontade. Neste contexto de dominação, a diversidade de pensamentos e culturas eram as primeiras a serem atacadas. Buscavam a uniformização do pensamento, da ação e a reação controlada das pessoas. As ideias e atitudes autoritárias costumam trazer riscos sérios para a vida das pessoas e do planeta.

Deus age de forma diferente: Ele cria a diversidade, dá autonomia para as suas criaturas, respeita a vontade dos seus filhos e das suas filhas, não impõe, não obriga. Deus quer o amor verdadeiro como resposta, expresso na gratidão e no reconhecimento da graça já recebida.

Como pessoas batizadas, somos chamadas a assumir a nossa tarefa missionária na realidade social, política, econômica, cultural e religiosa brasileira. Somos parte desta realidade e temos um papel importante no anúncio do Reino de Deus na forma de viver a fé, olhando para o contexto e refletindo sobre ele, orientadas e orientados pela Palavra de Deus.

Cat. Mariane Noely Bail da Cruz | Rio Negrinho/SC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br