Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

Porto Alegre / RS - 16:25

Educação Cristã Contínua

ECC na perspectiva da paz

Anúncio da misericórdia e do perdão de Deus

A paz é um bom sentimento que temos quando exercitamos uma relação harmoniosa com outras pessoas e com a Criação. Podemos alcançar um estado de paz quando o nosso corpo e a nossa mente repousam na tranquilidade e no silêncio. Paz é também um estado de espírito.

Temos vivenciado um tempo bastante agitado no Brasil. A paz foi bastante abalada. Poderíamos citar várias razões para isso. Dentre elas, a violência, a corrupção e o acirramento político. Notícias sobre a ausência de paz são corriqueiras no nosso dia a dia e, muitas vezes, já não nos tocam mais. Vamos endurecendo o coração para as dores do mundo. É urgente que comecemos a convocar a presença da paz em nós e nas relações que vamos construindo.

A paz esteja com vocês! Esta frase do Evangelho de João foi dita por Jesus a discípulos e discípulas após a sua ressurreição. Aliás, paz é algo essencial no contexto bíblico. Na língua hebraica, a paz é shalom, uma paz ampla e integral. Signifi ca bem-estar, boa saúde, alegria, convivência, harmonia e bom relacionamento entre o ser humano e Deus. Jesus foi um defensor da paz. Não da paz que acomoda, mas da paz que busca vida com dignidade e justiça.

No Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), encontramos: ‘A misericórdia de Deus é a fonte da reconciliação. Educar para a reconciliação é anunciar a misericórdia e o perdão de Deus. Esse anúncio visa a atitudes concretas: reatar as relações com Deus e as relações com outras pessoas. A consequência da reconciliação é a paz’.

Uma Educação Cristã na perspectiva da paz também aponta para a cidadania, para a responsabilidade diante do mundo. Uma Educação Cristã voltada para a paz caminha de mãos dadas com a Diaconia que transforma vidas. Uma Educação Cristã voltada para a paz acontece quando temos ouvidos e braços abertos para acolher quem chega, quando consideramos a bagagem de vida de cada pessoa, quando proporcionamos o diálogo e promovemos a abertura para as diferenças, quando estimulamos a criatividade e a alegria, quando, assim como fez Jesus, anunciamos a esperança para dentro de um mundo desesperançado.

Que possamos ser guiadas e guiados pelas mãos do amoroso Deus e que as nossas ações de Educação Cristã possam trazer o tempero da paz e da esperança. 

Cat. Maria Dirlane Witt | Coordenação de Educação Cristã na IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Avaliação do modelo eclesial da IECLB

O nosso modelo eclesial tem por base a Comunidade, onde acontecem a Pregação do Evangelho e a Administração dos Sacramentos. À Comunidade cabem a tarefa de acompanhar os membros e educá-los na fé cristã, promovendo o Sacerdócio (+)



Educação Cristã Contínua

ECC no Ecumenismo

O exercício do Ecumenismo é um aprendizado diário. Nesta caminhada, há que se ouvir, ser ouvido, dialogar e, acima de tudo, respeitar e ser respeitado no jeito de ser Igreja e se manifestar em termos de fé. Se pensarmos na Educação Cristã, precisaremos levar em conta que não somos (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br