Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 22:29

Educação Cristã Contínua

ECC na perspectiva da paz

Anúncio da misericórdia e do perdão de Deus

A paz é um bom sentimento que temos quando exercitamos uma relação harmoniosa com outras pessoas e com a Criação. Podemos alcançar um estado de paz quando o nosso corpo e a nossa mente repousam na tranquilidade e no silêncio. Paz é também um estado de espírito.

Temos vivenciado um tempo bastante agitado no Brasil. A paz foi bastante abalada. Poderíamos citar várias razões para isso. Dentre elas, a violência, a corrupção e o acirramento político. Notícias sobre a ausência de paz são corriqueiras no nosso dia a dia e, muitas vezes, já não nos tocam mais. Vamos endurecendo o coração para as dores do mundo. É urgente que comecemos a convocar a presença da paz em nós e nas relações que vamos construindo.

A paz esteja com vocês! Esta frase do Evangelho de João foi dita por Jesus a discípulos e discípulas após a sua ressurreição. Aliás, paz é algo essencial no contexto bíblico. Na língua hebraica, a paz é shalom, uma paz ampla e integral. Signifi ca bem-estar, boa saúde, alegria, convivência, harmonia e bom relacionamento entre o ser humano e Deus. Jesus foi um defensor da paz. Não da paz que acomoda, mas da paz que busca vida com dignidade e justiça.

No Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), encontramos: ‘A misericórdia de Deus é a fonte da reconciliação. Educar para a reconciliação é anunciar a misericórdia e o perdão de Deus. Esse anúncio visa a atitudes concretas: reatar as relações com Deus e as relações com outras pessoas. A consequência da reconciliação é a paz’.

Uma Educação Cristã na perspectiva da paz também aponta para a cidadania, para a responsabilidade diante do mundo. Uma Educação Cristã voltada para a paz caminha de mãos dadas com a Diaconia que transforma vidas. Uma Educação Cristã voltada para a paz acontece quando temos ouvidos e braços abertos para acolher quem chega, quando consideramos a bagagem de vida de cada pessoa, quando proporcionamos o diálogo e promovemos a abertura para as diferenças, quando estimulamos a criatividade e a alegria, quando, assim como fez Jesus, anunciamos a esperança para dentro de um mundo desesperançado.

Que possamos ser guiadas e guiados pelas mãos do amoroso Deus e que as nossas ações de Educação Cristã possam trazer o tempero da paz e da esperança. 

Cat. Maria Dirlane Witt | Coordenação de Educação Cristã na IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br