Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 834

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 18:40

Educação Cristã Contínua

Caixa de memórias

A Bíblia está impregnada de histórias/ memórias. Estas histórias/memórias, passadas entre as gerações, chegaram até nós e possibilitaram o nosso conhecimento da história de Deus com o seu povo. Jesus também fez uso da memória para ensinar. Recitou salmos e voltava constantemente aos textos das Escrituras Sagradas do seu povo.

Este texto é sobre memórias. Vivemos um tempo de memórias curtas. A cada dia, recebemos toneladas de informações. O que, de fato, fica na nossa memória? Parto de uma experiência pessoal. No final de março de 2019, estivemos com o Seminário Comunidades Criativas no Sínodo Uruguai. Uma das dinâmicas desenvolvidas com as lideranças da oficina Celebrações com crianças foi revisitar a memória e buscar algo marcante em um Culto Comunitário para cada uma das participantes.

As lembranças foram as mais variadas possíveis. O perfume dos ramos verdes do pinheiro de Natal, os versos ensaiados e apresentados na noite de Natal, o cheiro do papel de embrulho dos presentes, as bolachas coloridas, os ovinhos de galinha pintados na Páscoa, o aroma da Ceia, as velas da Coroa de Advento... Abrimos a caixa de memórias. Foi lindo!

Há um filme francês chamado O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Brasil/2002), que conta a história de Amélie Poulain, uma jovem do interior da França, que se muda para Paris e começa a trabalhar em um café. Certo dia, ela descobre uma caixinha dentro do seu apartamento e inicia uma busca para encontrar o dono do objeto. É como se Amélie estivesse possibilitando a volta de antigas lembranças para essa pessoa. O filme mexe com a nossa sensibilidade e aponta para o valor das pequenas coisas. No filme, a pequena caixa guardava muitas memórias.

A Educação Cristã Contínua quer ser uma caixa de memórias significativas. A partir dos Grupos Comunitários, que estão amparados por uma Teologia profunda e uma pedagogia envolvente, a Educação Cristã pode ser uma caixa linda e cheia de memórias boas, que deixam saudades.

Que Deus seja o nosso guia, que Jesus Cristo seja o nosso maior exemplo de acolhida e que o Espírito Santo nos dê a força necessária e a criatividade para cultivarmos com amorosidade a Educação Cristã Contínua nas nossas Comunidades. 

Cat. Maria Dirlane Witt | Coordenação de Educação Cristã da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br