Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 834

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre / RS - 16:34

Educação Cristã Contínua

Caixa de memórias

A Bíblia está impregnada de histórias/ memórias. Estas histórias/memórias, passadas entre as gerações, chegaram até nós e possibilitaram o nosso conhecimento da história de Deus com o seu povo. Jesus também fez uso da memória para ensinar. Recitou salmos e voltava constantemente aos textos das Escrituras Sagradas do seu povo.

Este texto é sobre memórias. Vivemos um tempo de memórias curtas. A cada dia, recebemos toneladas de informações. O que, de fato, fica na nossa memória? Parto de uma experiência pessoal. No final de março de 2019, estivemos com o Seminário Comunidades Criativas no Sínodo Uruguai. Uma das dinâmicas desenvolvidas com as lideranças da oficina Celebrações com crianças foi revisitar a memória e buscar algo marcante em um Culto Comunitário para cada uma das participantes.

As lembranças foram as mais variadas possíveis. O perfume dos ramos verdes do pinheiro de Natal, os versos ensaiados e apresentados na noite de Natal, o cheiro do papel de embrulho dos presentes, as bolachas coloridas, os ovinhos de galinha pintados na Páscoa, o aroma da Ceia, as velas da Coroa de Advento... Abrimos a caixa de memórias. Foi lindo!

Há um filme francês chamado O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Brasil/2002), que conta a história de Amélie Poulain, uma jovem do interior da França, que se muda para Paris e começa a trabalhar em um café. Certo dia, ela descobre uma caixinha dentro do seu apartamento e inicia uma busca para encontrar o dono do objeto. É como se Amélie estivesse possibilitando a volta de antigas lembranças para essa pessoa. O filme mexe com a nossa sensibilidade e aponta para o valor das pequenas coisas. No filme, a pequena caixa guardava muitas memórias.

A Educação Cristã Contínua quer ser uma caixa de memórias significativas. A partir dos Grupos Comunitários, que estão amparados por uma Teologia profunda e uma pedagogia envolvente, a Educação Cristã pode ser uma caixa linda e cheia de memórias boas, que deixam saudades.

Que Deus seja o nosso guia, que Jesus Cristo seja o nosso maior exemplo de acolhida e que o Espírito Santo nos dê a força necessária e a criatividade para cultivarmos com amorosidade a Educação Cristã Contínua nas nossas Comunidades. 

Cat. Maria Dirlane Witt | Coordenação de Educação Cristã da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB

O XXIX Concílio da Igreja, realizado em 2014, aprovou o modelo de avaliação em vigência na IECLB, o que prevê a avaliação como parte integrante do Planejamento, de forma conjunta e integrada, envolvendo Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, (+)



Educação Cristã Contínua

Histórias de vida e fé

Nasci no dia 4 de janeiro de 1933, em Ivoti/RS, na época, Bom Jardim. Fui batizada em 12 de fevereiro de 1933 e confirmada em 3 de dezembro de 1944, pelo Pastor Probst, na Comunidade Sião de Ivoti (hoje, Comunidade Trindade). Frequentei o Ensino Confirmatório na época da Segunda Guerra Mundial e o único material (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br