Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 835

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020

Porto Alegre / RS - 15:15

Educação Cristã Contínua

Histórias de vida e fé

Nasci no dia 4 de janeiro de 1933, em Ivoti/RS, na época, Bom Jardim. Fui batizada em 12 de fevereiro de 1933 e confirmada em 3 de dezembro de 1944, pelo Pastor Probst, na Comunidade Sião de Ivoti (hoje, Comunidade Trindade). Frequentei o Ensino Confirmatório na época da Segunda Guerra Mundial e o único material disponível era o Catecismo Menor. Não havia Bíblia nem hinários, porque a Língua Alemã estava proibida. Os Cultos aconteciam de três em três semanas.

Sempre ajudei na OASE. Em 1961, participei de um Congresso da OASE em Estrela/RS. Auxiliei nos Chás da OASE, trabalhando na cozinha, cortando os bolos, lavando louças e servindo as mesas.

Fiquei dez anos fora dos grupos da Comunidade para cuidar da minha mãe. Um ano e meio depois da sua morte, o meu marido faleceu. Depois deste período, retomei a minha participação na OASE. Tinha muita fome e sede da Palavra de Deus. Na OASE, tínhamos um grupo que se reunia para orar, ler e refl etir sobre as leituras. Aprendi muito!

Durante muito tempo, tive o sonho de ensinar trabalhos manuais. Um dia, abri as portas da minha casa para ensinar tricô às moças do grupo de jovens.

A ideia passou a dar certo quando a Pastora Marli Brum, do Instituto Ivoti, assumiu o programa Tecendo Memórias. Durante quatro anos, ensinei os pontos antigos do bordado até chegar aos Wandschoner. Hoje, muitas alunas vendem os seus bordados em feiras em vários lugares. Sempre gostei de passar adiante aquilo que sei fazer, por isso agradeço a Deus todos os dias da minha vida.

* Trecho do livro Histórias de vida e fé Org. Martin Dreher - Oikos Editora (2012).

Celita Holler | Comunidade Trindade de Ivoti/RS* 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 2/3)

O modelo de avaliação na IECLB é parte integrante do Planejamento e envolve Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, Ministros e Ministras. No artigo anterior, apresentamos a definição e os objetivos da Avaliação. Na sequência, (+)



Educação Cristã Contínua

As águas do Batismo

Com o versículo do salmista, fui batizado, em 30 de agosto de 1964, quase um mês depois de ter nascido, na Comunidade de Porto Alegre/RS, então Sínodo Riograndense. Depois de batizado e confirmado, estava em defi nitivo no mundo luterano, mas ainda não entendia muito bem o significado disso. Estudei (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br