Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Quarta-feira, 27 de Maio de 2020

Porto Alegre / RS - 02:39

Educação Cristã Contínua

As águas do Batismo

Com o versículo do salmista, fui batizado, em 30 de agosto de 1964, quase um mês depois de ter nascido, na Comunidade de Porto Alegre/RS, então Sínodo Riograndense. Depois de batizado e confirmado, estava em defi nitivo no mundo luterano, mas ainda não entendia muito bem o significado disso.

Estudei o sentido teológico e os significados que o Batismo tem para a fé luterana, mas ainda não tinha chegado ao fundo da questão. Foi em Manaus/AM, ao me aproximar das culturas do Norte, que percebi outros sentidos do Batismo. Fui me aproximando dos sentidos que as pessoas pobres do lugar dão ao Batismo, algo intrinsicamente associado às questões da vida e do cotidiano, pois o Batismo garante uma vida com saúde para a pessoa recém-nascida, uma proteção pelo rito.

O Batismo é uma forma de estender os laços familiares para relações afetivas e de afi nidade. O Padrinho e a Madrinha fazem parte de uma rede de solidariedade não só da criança, mas da família e que permanece para a vida toda. As palavras ‘a Benção, Padrinho/Madrinha’ fazem parte do conjunto de relações sociais no cotidiano das pessoas. Batismo é para a vida inteira e constitui uma forma de construir relações em que a vida é bem difícil.

Entendi que viver o Batismo é uma prática que nos re+liga com a natureza, com as muitas águas que abundam na Amazônia, com a sociedade, para que jamais esqueçamos que o pecado original é o que nos separa da justiça e da comunhão entre as diversas formas de ver o mundo.

Júlio Cesar Schweickardt | Comunidade de Manaus/AM

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 3/3)

No artigo anterior, apresentamos os passos metodológicos da Avaliação até a sua aprovação por parte do Conselho Paroquial e o seu envio para o Sínodo. Na sequência, apresentaremos a continuidade do processo, nesta etapa sob a direta ingerência (+)



Educação Cristã Contínua

Gratidão! Orgulho de ser luterana!

Sou filha de Friedholdo Nilsson e Almerinda Tasso, nasci em Panambi/RS, no dia 15 de novembro de 1953, fui batizada em Novo Xingu/RS, em 26 de dezembro de 1953, a minha Confirmação aconteceu em Panambi, no dia 13 de novembro de 1966, casei em Condor/RS, em 27 de julho de 1977, e fui abençoada com três filhos. Na (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br