Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 847

Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Porto Alegre / RS - 07:17

Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 2/3)

Ao avaliar os principais avanços do último biênio, as três formas de atuação apresentadas no item anterior se unem às grandes ações estratégicas coordenadas pela Coordenação de Educação Cristã (CEC):

- O Amigo das Crianças: uma equipe editorial multidisciplinar assessora a CEC e a Editora Sinodal no aprimoramento e na ampliação do alcance da revista. Embora a elaboração da Revista para as crianças seja o subsídio principal, novos recursos vêm sendo disponibilizados a familiares, Professores, Professoras e pessoas que orientam o trabalho com crianças nas Comunidades. É preciso avaliar as ações e os conteúdos oferecidos, considerando um contexto pós-pandemia.

- Programa Missão Criança: as várias atividades realizadas são, ao mesmo tempo, impulsos e resultados. Notícias no Portal Luteranos, contato permanente com as pessoas multiplicadoras nos Sínodos, inclusão do Programa Missão Criança como Meta Missionária em nível sinodal são sinais que indicam a preocupação em melhor acompanhar as crianças batizadas e o consequente interesse pelo Programa. Em 2020, grande parte das atividades foi suspensa. Algumas alternativas remotas foram encontradas, mas a percepção é que o Programa prescinde do contato presencial para alcançar os seus objetivos a médio e longo prazos. Durante a pandemia, a prioridade é manter os vínculos e se preparar para impulsionar o Programa Missão Criança quando a comunhão presencial for possível.

- Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (Conecc): em suas ações, o Conecc trabalha para implementar o Plano Nacional de ECC (PECC). As suas refl exões ajudaram a defi nir o Tema 2020. Diferenças teológicas estão presentes, mas não prejudicam o encaminhamento das questões. O cancelamento da primeira reunião de 2020 e os demais desafi os da pandemia mudaram a forma de trabalho. Por outro lado, aproximaram os grupos de trabalho e otimizaram custos e tempo de deslocamento.

- Comunidades Criativas: em 2019, houve considerável aumento de lideranças que trabalham com grupos de pessoas adultas (Oase, Lelut e Estudos Bíblicos), exemplo que a Educação Cristã Contínua vem se consolidando. Em 2020, com a pandemia, foi possível realizar somente um seminário. Os demais Sínodos cancelaram ou foram reagendados para 2021. Outras formas de realização do Projeto estão sendo experimentadas.

- Materiais de ECC: há elogios das Comunidades em relação aos materiais para as diferentes fases da vida. No entanto, é possível e necessário ampliar a sua utilização. O excesso de informações, as diferenças teológicas e pedagógicas desafi am a unidade no tocante à Educação Cristã.

Continua na próxima edição.

Coordenação de Educação Cristã da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br