Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 791

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 22:30

Formação - Entrevista

Sempre há novos desafios, novos temas e novas dinâmicas, o que exige capacitação específica

   Em 2010, o Sínodo Rio dos Sinos investiu na elaboração do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). Em consequência, foi criado o Conselho de Planejamento Estratégico, que define metas, pensadas a partir de um tema eleito como prioritário para a ação do Sínodo no quadriênio, e submete à Assembleia Sinodal e/ou ao Conselho Sinodal. Para o quadriênio 2015-2018, o tema continuará a ser Missão urbana.

   De forma que as ações de Formação possam ser realizadas, foram criados oito Conselhos Assessores (Conselho Assessor de Missão Urbana e Evangelização, Conselho Assessor de Diaconia, Conselho Assessor de Acompanhamento Pastoral, Conselho Assessor de Formação e Articulação Comunitária, Conselho Assessor de Gestão Comunitária, Conselho Assessor de Educação Formal, Conselho Assessor de Comunicação e Conselho Assessor de Mobilização de Recursos), que recebem a tarefa de elaborar projetos que atendam ao tema prioritário e à demanda do Sínodo.

   O Conselho de Formação e Articulação Comunitária é composto por pessoas que integram alguns setores no Sínodo: Juventude Evangélica (JE), Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), Legião Evangélica Luterana (Lelut), Culto Infantil e Conselho Sinodal de Música, além de outras pessoas que se interessam pela Formação. Algumas atividades de Formação são pensadas em conjunto com outros Conselhos, como a Formação para Ministros e Ministras, que se dá em diálogo com o Conselho Assessor de Acompanhamento Pastoral. Outros setores organizados, como o de Terceira Idade e da Pessoa com Deficiência, integram o Conselho Assessor de Diaconia.

   Para 2015, o foco na Formação continuada de Ministros e Ministras foi Família, a partir do contexto do Antigo Testamento (1º encontro) e Resiliência - como crescer com as crises (2º encontro). Em 2016, os temas de Formação vão tratar sobre Análise de conjuntura e Perdão (nas dimensões teológica, psicológica e médica). Ainda na área pessoal, o Sínodo investe na capacitação de líderes de Comunidades, Ministros e Ministras para a Resolução de conflitos.

   Na área da Formação para líderes comunitários, experimentamos uma nova modalidade em 2015. Atividades de Formação para o novo formato de avaliação, planejamento e mobilização de recursos (Igreja e dinheiro) foram oferecidas especificamente para Presbíteros e Presbíteras. Comunidades e Paróquias próximas formam Núcleos. No âmbito sinodal, há cinco Núcleos. A Formação de Presbíteros, que teve lugar em todos os Núcleos, aumentou a participação de 30 a 40 pessoas para mais de 300 em todo o Sínodo!

   Dentro do contexto urbano, este ‘novo jeito’ alcançou um número mais expressivo de pessoas. A intenção é que esta metodologia se repita no novo ano. O investimento na Formação de Presbíteros e Presbíteras prossegue. O tema da Gestão Comunitária será trabalhado em todos os Núcleos. Também a capacitação para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens será oferecida em encontros regionais.

   A Formação nunca se esgota. Sempre há novos desafios, novos temas, novas dinâmicas que exigem capacitação específica. A necessidade de cuidar das dúvidas que surgem no dia a dia é imprescindível. Neste sentido, a dinamicidade dos Conselhos ajuda a olhar com atenção as tantas necessidades das pessoas e das Comunidades.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br