Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 792

Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre / RS - 06:16

Formação - Entrevista

O que fazer com as informações, o conhecimento e as opiniões que circulam ao nosso redor?

   Anossa identidade luterana é caracterizada por uma maneira de pensar e de ver o Evangelho e o mundo. ‘Pensamento luterano é pensamento crítico’ e ‘Pensamento luterano é pensamento dialético, isto é, sabe distinguir sem separar o que deve permanecer unido’, diz o P. em. Dr. Gott fried Brakemeier, ex-Pastor Presidente da IECLB, no livro Identidade Luterana - reflexões em dez capítulos (Editora Ott o Kuhr).

   Portanto, questionamos as propostas humanas e não temos uma visão dualista da realidade, isto é, aqui, os bons (e nós sempre do lado dos bons!) e, lá, os maus. A realidade para a qual testemunhamos é complexa e cada vez exige respostas mais justas, responsáveis e que libertem as pessoas e não as escravizem!

   Daí que a Formação é cada vez mais exigida. O que fazer com as informações, o conhecimento e as opiniões que circulam ao nosso redor? Que valores vamos defender diante de questões éticas? Como buscar o bem e não o mal (Amós 5.14a)? Para responder tais perguntas, o Sínodo Rio Paraná atua em diversas frentes de Formação. No caso dos Ministros e das Ministras, a Formação, conforme regulamentado pelo Estatuto do Ministério com Ordenação (EMO), propõe estudos Bíblicoteológicos e de Teologia pública. Esta Formação se reflete nas Paróquias e nas Comunidades. Orientadores de Culto Infantil, de Ensino Confi rmatório, de Juventude Evangélica, Diaconia e Missão têm Seminários de Formação anuais.

   O Sínodo está dividido em quatro Núcleos (Sudoeste, Girassol, Sol de Maio e Mato Grosso do Sul) para alcançar e aproximar-se mais das Comunidades. Nestes Núcleos, há Formação de lideranças, por exemplo, que estuda e reflete sobre o papel de líderes, além da preparação para os líderes dos encontros de Advento e Quaresma no Núcleo Girassol.

   O Conselho Sinodal de Formação articula e disponibiliza, ainda, materiais e cursos de Formação, destacando-se o Curso Básico de Teologia, em parceria com a Faculdade Luterana de Teologia (FLT), situada em São Bento do Sul/SC.

   Todos os encontros, seminários e materiais têm como objetivo formar lideranças, pois uma liderança qualificada ouve e enxerga com a alma, delega poderes, tem liberdade emocional e empatia para entender as necessidades das pessoas, assume responsabilidades. Liderança não nasce feita! Recebe dons, é verdade, mas é preciso lapidar e aprimorar com empenho e estudo.

   Quando vamos ao culto e quando estamos em alguma atividade da Igreja, surgem perguntas sobre a fé, como viver a espiritualidade e até sobre o dinheiro da Igreja! Quem pode responder estas perguntas? A resposta está na Educação Cristã Contínua! Sem encontros de Formação, estudo e capacitação, as respostas não acontecem. Quanto mais pessoas forem capazes de ler, entender e transmitir a mensagem bíblica, mais clara e transparente será a vida da Comunidade e da Igreja. O envolvimento de pessoas é tarefa da Comunidade cristã. A Igreja são as pessoas. Vamos investir nelas!

   O mesmo que vale para o nosso país, vale para a nossa Igreja: não há crescimento pessoal nem comunitário sem Formação (educação)! Perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e na oração (Atos 2. 42)! 

   Formação: é saber em que e em quem crer!*

(*refl exões elaboradas em conjunto com Leandro Schwenk, Representante do Sí- nodo Rio Paraná no Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Deixar que Deus aja através de mim Disposição, humildade e alegria!

Quando uma Ministra ou um Ministro inicia em um Campo de Atividade, há um tempo de conhecer e reconhecer a Comunidade e as pessoas que dela fazem parte. Assim também foi comigo em uma Comunidade. Quem não gostaria de ver e fazer parte de uma Comunidade em que tudo funciona perfeitamente? Acontece que somos Igreja formada por pessoas (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br