Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 793

Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre / RS - 07:04

Formação - Entrevista

A Igreja e a pessoa cristã têm a tarefa de ser discípul@ de Cristo no mundo, ser testemunha de Jesus Cristo

   A Igreja e a pessoa cristã têm a tarefa de ser discípul@ de Cristo no mundo, ser testemunha de Jesus Cristo, que ‘segue o rastro’ do seu Mestre: esforça-se por fazer o que ele fez, dizer o que ele disse e viver como ele viveu. Não em plenitude, mas da forma como lhe é possível. Ser discípul@ de Cristo é, então, um modo de vida, um jeito de ser e de viver como pessoa cristã.

   Uma das tarefas da Formação é ensinar este modo de vida. Ensinar a fé que ganha forma na vida, a fé encarnada, e não repetir dogmas decorados tão somente. É capacitar pessoas para o exercício da liderança comunitária, de maneira que a fé ganhe expressão concreta na forma do cuidado, do amor e da justiça, assim como Cristo o fez. Isso é um desafio!

   O Sínodo Sudeste esforça-se para dar forma a este testemunho necessário. A atualização teológica de Ministr@s é feita nas Conferências Ministeriais Sinodais a partir de temas definidos para cada Conferência. Já a Formação de lideranças sofre prejuízos por conta das grandes distâncias entre as Comunidades. Isto faz com que as principais iniciativas sejam das Uniões Paroquiais (UPs) conforme demanda, necessidade ou planejamento para cada faixa etária (as Comunidades se reúnem em núcleos: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Grande São Paulo e a região de Campinas). O Sínodo Sudeste assume a tarefa de propor iniciativas e temas, dar suporte e zelar pela unidade das UPs.

   Uma destas iniciativas é o curso de extensão comunitária A Reforma Protestante: do século XVI ao século XXI, desenvolvida em parceria entre UP Campinas, UP São Paulo, Sínodo Sudeste, Faculdades EST e Lar Luterano Belém. Trata-se de um curso com duração de três anos e está dentro da perspectiva dos 500 anos da Reforma Luterana. O objetivo é estudar o movimento da Reforma em três fases:

   a) Os fundamentos bíblicos e teológicos: contexto e chaves de leitura da Bíblia; Os Sacramentos e os quatro solas (fé, escritura, Cristo e graça). Em 2015, buscamos resposta para a pergunta: Por que a Reforma do século XVI teve que acontecer?

   b) O que a Reforma significou para a vida das Comunidades e para a pessoa de fé? Em 2016, queremos compreender melhor o surgimento dos diferentes grupos religiosos protestantes: o que a mensagem da Reforma significou para grupos comunitários e para a sociedade em temas como educação, economia, gestão pública, etc.

   c) Em 2017, queremos fomentar o diálogo em torno da pergunta: O que significa ser pessoa e Comunidade luterana/protestante no século XXI? Queremos pensar a fé protestante no século XXI, sobretudo no contexto urbano das nossas Comunidades.

   Os primeiros encontros foram significativos para os cerca de cem participantes. Entendemos melhor os motivos pelos quais a Reforma aconteceu e começamos a desenhar uma identidade cristã-luterana.

   A esperança está em que conquistemos mais consciência da fé que cremos e que sejamos pessoa e Comunidade sempre mais inseridas e ativas no contexto urbano e que sejamos sempre mais discípul@s de Cristo. Afinal, Formação é saber em que e em quem crer!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Deixar que Deus aja através de mim Disposição, humildade e alegria!

Quando uma Ministra ou um Ministro inicia em um Campo de Atividade, há um tempo de conhecer e reconhecer a Comunidade e as pessoas que dela fazem parte. Assim também foi comigo em uma Comunidade. Quem não gostaria de ver e fazer parte de uma Comunidade em que tudo funciona perfeitamente? Acontece que somos Igreja formada por pessoas (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br