Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 794

Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre / RS - 05:12

Formação - Entrevista

Os espaços de formação contribuem para o fortalecimento da vida cristã e da caminhada da Igreja

   Como Sínodo Sul-Rio-Grandense, temos oferecido espaços de reflexão e aprofundamento teológicos e práticos para os Ministros e as Ministras que atuam em nosso meio. Anualmente, a primeira Conferência de Ministros e Ministras serve para um aprofundamento de estudo do Tema e do Lema da Igreja. Para 2016, além das Conferências Ministeriais e da Atualização Teológica, temos prevista a realização de duas etapas do Curso Capacitação Qualificada de Líderes. Este curso, ministrado pela Pa. Mariane Beyer Ehrat, visa a qualificar a atuação de Ministros e Ministras junto ao seu Campo de Atividade Ministerial. O curso é composto por três etapas. No Sínodo, esta será a primeira turma a participar do Curso. 

   O Seminário Sinodal de Saúde e Alimentação tem proporcionado às pessoas participantes estudos de temáticas que levam em consideração uma vida mais saudável. Em meio à correria da vida moderna, a questão da alimentação é essencial para o estilo de vida saudável. Para tanto, também contribuem a informação e o regaste do uso das plantas medicinais.

   Para as Orientadoras e os Orientadores do Culto infantil, o setor sinodal planejou abordar, durante três anos consecutivos, nos Seminários Sinodais de Formação, o tema geral: Lutero e as Crianças, tendo em vista os 500 anos da Reforma Luterana. Assim, em 2015, o tema Lutero e as Crianças teve como ênfase o Espírito Santo e as Oficinas ainda abordaram a vida do pai Lutero e da mãe Catarina. Para o ano de 2016, a ênfase será a Oração e, para o Seminário de 2017, a ênfase estará nos Mandamentos. Como Igreja, jamais podemos esquecer da afirmação de Martim Lutero: Se queremos prestar uma ajuda à cristandade, que não desprezemos as crianças.

   O setor da Juventude Evangélica tem organizado anualmente Retiros de Estudos que aprofundam Tema e Lema da Igreja. Além do Retiro, aconteceu um dia de Seminário, que enfatizou a temática Jovens vivendo em comunhão. A comunhão faz parte do processo de crescimento em que a pessoa precisa sair do seu casulo, muitas vezes, é cômodo, e se relacionar com outras pessoas. A partir de dinâmicas interativas, as pessoas participantes do Seminário foram desafiadas a praticar comunhão e solidariedade com o próximo.

   O Setor Sinodal da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) também tem oferecido espaços de Formação para as diversas mulheres que integram os grupos nas Comunidades. Motivadas pelas temáticas, mulheres continuam colocando os seus dons à disposição e servindo com alegria para a causa do Reino de Deus.

   Para os Presbíteros e as Presbíteras, foram oferecidos, no ano de 2015, dois Seminários, em datas e locais distintos, que trataram da temática Planejamento e novo método de avaliação dos Campos de Atividades Ministeriais. 

   Como Sínodo, entendemos que Formação é algo contínuo e que sempre deve acompanhar as nossas lideranças, por isso cada setor sinodal procura oferecer espaços de formação, diálogo e encontros que contribuam para o fortalecimento da vida cristã e da caminhada da Igreja. Afinal, como escreveu o apóstolo Paulo: Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. Também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos (1Co 12.4-6).

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Deixar que Deus aja através de mim Disposição, humildade e alegria!

Quando uma Ministra ou um Ministro inicia em um Campo de Atividade, há um tempo de conhecer e reconhecer a Comunidade e as pessoas que dela fazem parte. Assim também foi comigo em uma Comunidade. Quem não gostaria de ver e fazer parte de uma Comunidade em que tudo funciona perfeitamente? Acontece que somos Igreja formada por pessoas (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br